Expert indica melhores bares para beber cerveja em SP

Crédito: Divulgação
Cilene Saorin (foto), mestre-cervejeira e sommelier, indica bares de São Paulo onde vale a pena a visita para beber boas cervejas

O mundo das cervejas vai bem mais além daquelas versões tradicionais, que todo mundo conhece.

Como hoje, 5 de junho, é o Dia da Cerveja Brasileira, o "Guia" pediu que a mestre-cervejeira e sommelier Cilene Saorin indicasse os melhores bares paulistanos para quem quer provar diversos tipos da bebida.

No roteiro abaixo, a especialista --que tem mais de 16 anos de experiência-- sugere locais que valem a pena uma visita (ou várias).

Público escolhe melhor petisco da capital
Conheça as baladas mais chiques de SP

Crédito: Leticia Moreira/Folhapress Emporio Alto dos Pinheiros é uma das opções para quem quer provar boas versões de cerveja


VEJA DICAS DE CILENE SAORIN:

Frangó
É o bar desbravador e tradicionalíssimo no quesito carta de cervejas. A cada chegada, vale a pena conferir as promoções do dia na lousa e a famosa coxinha de frango --e, se quiser arrasar na harmonização, prove-a com cerveja do estilo Brown Ale! Um final de tarde nas mesas da calçada é um descanso da São Paulo desvairada.
Informe-se sobre o local

Crédito: Newton Santos/Hype/Folhapress

Empório Alto dos Pinheiros
O balcão principal do empório é um desfile precioso de torneiras! Ali são apresentados mais de 15 diferentes rótulos em barril (chope) --e é sempre bom ficar atento às versões sazonais. Para explorar harmonizações num só pedido, vale a pena degustar diferentes estilos de cerveja com a tábua de queijos e frios.
Informe-se sobre o local

Melograno
No meio da polvorosa Vila Madalena, eis que surge um oásis para delírio daqueles sedentos por cultura cervejeira. Um canto aconchegante que convida a um passeio pela generosa carta de cervejas e pelas boas comidinhas saídas do forno --recomendo a caponata no crostini com cerveja do estilo Dubbel.
Informe-se sobre o local

Empório Sagarana
Ideal para encontrar amigos em petit comitè e se deliciar com as cervejas e as iguarias caseiras de sotaque mineiro que saem da cozinha. E já que "estamos" nas Minas Gerais, vai um espetinho de queijo Canastra com a cerveja mineira Três Lobos Exterminador de Trigo (estilo American Wheat Beer)?
Informe-se sobre o local

Cervejaria Nacional
Um presente no meio da cidade de São Paulo --uma cervejaria novinha em folha produzindo diferentes estilos (sempre cinco receitas fixas e uma receita sazonal). Cervejas bem feitas e apresentadas com criativas e bem-humoradas estórias do folclore brasileiro. Adoro a Mula IPA (estilo India Pale Ale)!
Informe-se sobre o local

Crédito: Divulgação Na Cervejaria Nacional (foto), as bebidas são bem feitas e apresentadas com criativas estórias do folclore

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais