Bares paulistanos exibem jogos finais de outros estaduais

Quem mora em São Paulo e torce para times de outros Estados não precisa recorrer ao radinho de pilha ou ao pay-per-view para acompanhar as finais dos campeonatos estaduais neste domingo (3). Ao menos cinco bares na capital paulista irão exibir outros jogos que não o clássico entre Corinthians e Santos, único a ser transmitido pelas televisões aberta e por assinatura locais (Globo, Band e Sportv).

Torcedores de pelo menos três Estados terão chance de assistir às finais em bares paulistanos: cariocas, mineiros e paranaenses. A torcida de times desses locais em São Paulo soma mais de 300 mil pessoas, segundo pesquisa Datafolha de 2008 --o suficiente para lotar quase quatro Morumbis.

Veja aqui o mapa com os bares que irão transmitir as finais neste domingo

O jogo entre Flamengo e Botafogo será o mais concorrido, já que o rubro-negro tem a quinta maior torcida da cidade de São Paulo. Os times, que disputam a final do estadual pelo terceiro ano consecutivo, empataram em 2 a 2 no domingo. Se houver empate, o título será definido nos pênaltis.

Os torcedores dos dois times podem ir ao Boteco Vila Rica, no Itaim, ou ao São Cristóvão, na Vila Madalena. O primeiro tem decoração inspirada no Rio de Janeiro e transmite os jogos porque os cinco sócios adoram futebol. Nenhum deles, porém, é carioca ou torce para times do Rio.

Já o dono do São Cristóvão, Leonardo Silva Prado, é goiano e torcedor do Vasco. Seu bar, no entanto, foi batizado em homenagem ao time carioca homônimo, hoje com pouca expressividade. Segundo Prado, os cariocas que assistem aos jogos no local agem como se estivessem em um estádio, mas sem violência. "Uma torcida canta, a outra responde."

Os flamenguistas que quiserem evitar os cantos da torcida rival e se sentir no meio da arquibancada podem ir ao Badalo da Vila, ponto de encontro rubro-negro que atrai mais de 300 pessoas a cada decisão do time, de acordo com o gerente da casa, Márcio Carpinelli. Um grupo de flamenguistas em São Paulo procurou os donos do bar assim que ele foi inaugurado, há cerca de um ano e meio, e fechou o acordo de exclusividade para rubro-negros. Aos domingos, o bar só abre quando há jogo do Flamengo.

Campeonato mineiro

O Bar do Parque, próximo ao parque Água Branca, é o reduto da torcida do Atlético-MG --que, no último domingo, esteve em peso no local (eram cerca de 200 pessoas, segundo o dono do bar) para acompanhar o primeiro jogo da final mineira. O Atlético perdeu por 5 a 0 para o rival Cruzeiro, e precisa ganhar de cinco gols de diferença neste domingo para conquistar o título. "Vai ser dureza, não vai vir muita gente", palpita o dono do bar, Roberto Arboleda.

O local virou ponto de encontro dos mineiros há dois anos, por iniciativa de um amigo de Arboleda, torcedor do Atlético. Hoje, quando solicitado de antemão pelos torcedores, o bar prepara até um cardápio mineiro para os jogos, com feijão tropeiro, canjiquinha e carne de porco.

Em tempo: os cruzeirenses mantiveram durante o ano passado um ponto de encontro num bar paulistano, mas hoje não há um local que concentre esse torcedores, segundo os participantes das comunidades do time na internet. O jeito é recorrer à TV a cabo do amigo.

Campeonato paranaense

Um outro Atlético, o paranaense, também tem um "QG" paulistano. Os torcedores do time, que está a uma vitória do título de campeão estadual, disputado por pontos corridos, se reúnem no Espaço 23, na Vila Mariana. Neste domingo, irão acompanhar o jogo decisivo entre Atlético e Cianorte num salão separado.

O dono do bar, catarinense, recebe os torcedores semanalmente há quase um ano _mesmo que não haja jogo. "Tem a amizade, a cerveja supergelada... A gente acaba discutindo outros assuntos. Claro que o principal sempre é o Atlético Paranaense", diz Cláudio Couto, "embaixador" do Atlético em São Paulo --título que lhe foi conferido pelo próprio clube.

Outras decisões

Neste final de semana, também serão definidos os campeões de Bahia, Brasília, Santa Catarina, Ceará, Goiás e Rio Grande do Norte. Os jogos, porém, não serão transmitidos pelo pay-per-view das televisões de São Paulo.

Leia mais sobre Bares

Leia mais no Guia da Folha Online

Especial

Livraria

As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais