Botequins da região norte de SP preferem apostar na tradição

Enquanto os bares do circuito Jardins-Itaim, em São Paulo, investem em cartas de martínis e comidinhas refinadas, botequins da zona norte da cidade preferem apostar na tradição. Com mesas simples nas calçadas, casas como o Bar do Luiz Fernandes mantêm uma clientela fiel graças às suas especialidades, que incluem açucaradas batidas de frutas, cervejas sempre geladas, além de calóricos petiscos.

Frangó
Diante de uma pracinha e instalado em uma charmosa casa do século 19, o bar tem uma paisagem de cidadezinha do interior. Alentada, sua carta de cervejas é a melhor da cidade, com mais de 300 rótulos, alguns deles exclusivos. Para acompanhar, não dispense as afamadas coxinhas de frango da casa.
Informe-se sobre o local

Crédito: Divulgação

Bar Brahma Aeroclube
O bar, que fez fama na esquina das avenidas São João e Ipiranga, abriu recentemente uma filial no Campo de Marte. Com vários ambientes e vista para a pista do Aeroclube, tem cardápio assinado pelo chef Olivier Anquier e traz sugestões de várias regiões do país.
Informe-se sobre o local

Mocotó
Servido na casa há mais de 30 anos, o caldo de mocotó costuma ser o preferido dos frequentadores. Entre as porções, experimente a de carne de sol com pimenta biquinho. Outro destaque é sua carta de cachaças, com quase 400 rótulos.
Informe-se sobre o local

Mercearia ZN
Fotos antigas da zona norte decoram as paredes do casarão, construído nos anos 1940. Em seu cardápio, assinado pelo chef Sérgio Arno, há petiscos tradicionais, como o bolinho de arroz, e também pratos mais elaborados, caso do cordeiro grelhado com risoto de amoras. Serve bom chope.
Informe-se sobre o local

Famoso Bar do Justo
Desde 1949, este tradicional bar de Santana arrebata os clientes com seus petiscos. Bicampeão do prêmio Boteco Bohemia (2007 e 2008), faz sucesso com a cestinha (feita com massa de empada) recheada com lascas de pernil e requeijão. Serve cerveja, caipirinhas e seis sabores de batida.
Informe-se sobre o local

Bar do Luiz Fernandes
Neste boteco modesto, o movimento começa logo cedo e se estende noite adentro. Comandado por Luiz Fernandes desde 1970, serve batidas caseiras e deliciosas caipirinhas. Sua grande atração, porém, são os bolinhos preparados por dona Idalina, mulher do proprietário. Entre os quitutes, está o clássico bolinho de carne.
Informe-se sobre o local

Leia mais em Bares

Leia mais no Guia da Folha Online

Especial

Livraria

As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais