Bares promovem festival das margaritas com criações de Derivan

Crédito: Divulgação
Drinque servido em copo shot por 15 bares, criação do barman Derivan de Souza (ex-Esch Café) para o Festival Minha Margarita

Até 10 de maio, o festival Minha Margarita traz diferentes versões do drinque, preparadas pelo barman Derivan de Souza (ex-Esch Café e Shaker Club), um dos maiores especialistas em coquetelaria do país, que serão servidas em 15 bares.

As receitas foram incrementadas com a troca de sal por açúcar, a mistura de sal com pimenta, o uso de açúcar mascavo e até de uma fatia de laranja nas bordas da bebida.

Os drinques são servidos em jarras e em taças, como a flute, para quebrar o costume de servir apenas em taças de martíni.


Conheça os bares participantes do Festival Minha Margarita:

Bar Aurora
Com ambiente informal, o salão é avarandado e todo aberto, decorado com fotos antigas da cidade, e atrai um público variado. O cardápio mescla tira-gostos e pratos mais elaborados. A especialidade da casa são os pratos e petiscos feitos com carne de cordeiro, como o carré grelhado com arroz biro-biro e as deliciosas costelinhas com molho agridoce. Os chopes Heineken, Xingu e Sol (cremoso, mas insípido) saem de uma chopeira especial com seis bicos. Para beber, há ainda drinques famosos, como o caju amigo.
Informe-se sobre o local

Boteco Coutinho
Instalado na movimentada esquina das ruas Fradique Coutinho e Aspicuelta, em Pinheiros, o Boteco Coutinho tem os mesmos donos do Pé de Manga e do Veredas, bares instalados na vizinhança. A casa tem jeito de boteco antigo, que serve cerveja em garrafa (que somam 20 opções, nacionais e importadas) e bons petiscos.
Informe-se sobre o local

Boteco Ferraz
A casa inspira-se nos botequins dos anos 50. Para comer, além dos clássicos petiscos e porções, há também pratos completos, grelhados, lanches e caldos.
Informe-se sobre o local

Boteco São Bento (Itaim e Pinheiros)
Com bela arquitetura (com ladrilho hidráulico, pé-direito alto e mesas numa varanda), oferece chope bem tirado, garantido por uma chopeira de cobre com sistema de refrigeração exclusivo. Porções de ostras frescas integram o extenso cardápio, que tem ainda grelhados, sanduíches e pratos. Além dos coquetéis clássicos, oferece várias opções de uísques, como o Johnny Walker Green Label.
Informe-se sobre o local

Cervejaria Patriarca
A casa, do mesmo proprietário dos bares Salve Jorge, Zé Menino e Posto 6, é especializada na costela no bafo (preparada ao longo de 24 horas). Cada prato ganha uma sugestão de cachaça e de cerveja que harmonizam com seu sabor. A costela Padre Cícero (R$ 45,80 a pequena, para até duas pessoas) é feita com manteiga de garrafa e ervas finas, indicada para ser saboreada com a cachaça Carvalheira Ouro ou com a cerveja Bohemia Confraria.
Informe-se sobre o local

Dona Flor
A casa abriga três ambientes distintos: o salão com mesas rodeadas por palmeiras, uma charutaria e um telão digital, um segundo salão ao lado do bar, com uma atmosfera mais intimista e uma varanda que dá à casa um clima descontraído, misturando praia e fazenda em um mesmo local. A casa oferece opções de bebidas próprias como a exotic Dona Flor e as batidas Dona Flor.
Informe-se sobre o local

Fonte Leone
Em uma bela casa numa rua badalada em Santo André, é decorado como uma praça italiana, com fonte, pé-direito alto, duas grandes varandas e um salão com teto retrátil. No menu, os destaques são o chope e os vinhos. Para petiscar, a dica é o carpaccio tradicional.
Informe-se sobre o local

Pé de Manga
O espaço, que abrigou durante sete anos o Capim Santo, continua com uma bela área ao ar livre, com direito a um pequeno lago artificial com queda d'água e três mangueiras centenárias. Entre as porções do cardápio bem cuidado, há bolinhos de queijo com ervas ou à moda da casa (recheado com carne e queijo cheddar).
Informe-se sobre o local

Posto 6
Com clima que remonta o Rio de Janeiro do fim dos anos 60 e início dos 70, oferece chope tirado no ponto. Um dos pratos recomendados é a porção de calabresa flambada na cachaça. Outra opção é o amplo cardápio de sushis e sashimis. Costuma lotar na happy hour e no fim de semana.
Informe-se sobre o local

Salve Jorge
Investe em cervejas de garrafa e em galetos; grelhados na brasa e trazidos na chapa --o à moda do Jorge é marinado na véspera e vem com dois acompanhamentos à escolha do cliente. A filial do centro é grandiosa e com vista para a praça. Nas duas casas, os xarás de Jorge têm desconto na conta.
Informe-se sobre o local

Sr. Pitanga
O bar também investe na gastronomia, que está sob o comando do chef Eduardo Vitelli --ele já passou por algumas das cozinhas mais afamadas da capital paulista. O nome faz referência a um boêmio amigo dos donos do local.
Informe-se sobre o local

Pimenta
Amplo, esse bar de estilo caribenho abriga um deque ao ar livre e um lounge que vira pista de dança depois da meia-noite (às sextas e aos sábados). A pimenta do nome está tanto nos drinques --como o sargento pimenta (com Ginger Ale, suco de limão, açúcar, pimenta halapeña e gim)-- quanto no cardápio, com opções mexicanas, como a porção de tacos.
Informe-se sobre o local

Participam também três bares do ABC paulista --Liverpool e Bar Central, em São Bernardo do Campo, e Ó Maria Bar, em Santo André.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais