Atores famosos estrelam filmes baseados em livros; conheça dez

Grande parte dos filmes de peso que estrearam --ou ainda vão estrear-- nos cinemas em 2012 são baseados em histórias que já fizeram sucesso em obras literárias. "As Aventuras de Tintim", "Os Descendentes", "Histórias Cruzadas" e "A Invenção de Hugo Cabret", todos indicados ao Oscar, fazem parte da lista.

Abaixo, saiba mais sobre dez novos filmes --e seus respectivos livros que serviram de inspiração.

Crédito: Jaap Buitendijk/Divulgação Cena de "A Invenção de Hugo Cabret", líder de indicações ao Oscar, que é baseado na obra de Brian Selznick


Crédito: Divulgação

"As Aventuras de Tintim"
O herói dos quadrinhos pula para as telas nesta nova aventura dirigida por Steven Spielberg. Em versão em 3D, a animação utiliza uma técnica incrível que chama a atenção e encanta. Os episódios do quadrinista Hergé que serviram como base para o filme são "O Segredo do Licorne" e "O Tesouro de Rackham, o Terrível", que mostram o jornalista Tintim, o seu fiel cão Milu e o capitão Hadoque percorrendo o mundo para desvendar o mistério por trás de uma antiga miniatura de navio. Indicado ao Oscar como melhor trilha sonora.
Informe-se sobre o filme
Informe-se sobre o livro

"Cavalo de Guerra"
Também dirigido por Steven Spielberg, o filme --que estreou em 6 de janeiro no Brasil-- leva às telas a história que o autor inglês Michael Morpurgo publicou no livro homônimo, em 1982. Na obra original, é o próprio cavalo Joey que conta detalhes de sua vida em meio às agruras da Primeira Guerra Mundial, quando precisou se separar do seu dono Albert para conviver com soldados alemães na frente de batalha. É indicado ao Oscar como melhor filme, trilha sonora, edição de som, mixagem de som, direção de arte e fotografia.
Informe-se sobre o filme | Informe-se sobre o livro

"Os Descendentes"
Adaptado do livro de Kaui Hart Hemmings, o filme se passa no Hawaí e traz George Clonney no papel de um marido que se reaproxima de suas duas filhas após a mulher sofrer um acidente de barco e entrar em coma. Indicado ao Oscar como melhor filme, direção (Alexander Payne), ator (George Clooney), roteiro adaptado e edição.
Informe-se sobre o filme | Informe-se sobre o livro

Crédito: Divulgação Geoge Clooney e Shailene Woodley em cena do filme "Os Descendentes", de Alexander Payne

"Drive" (estreia em 2 de março)
Vencedor da Palma de Ouro de melhor filme em Cannes --e indicado ao Oscar como melhor edição de som--, a obra dirigida por Nicolas Wind Refn tem como base o livro do escritor e poeta James Sallis. A história mostra como um piloto de fugas e dublê em filmes de ação (interpretado por Ryan Gosling) se mete em uma encrenca ao tentar ajudar uma vizinha pela qual é apaixonado.
Informe-se sobre o livro

Crédito: Divulgação

"O Espião que Sabia Demais"
Com elenco de peso, incluindo nomes como Gary Oldman, Colin Firth e Tom Hardy, o filme mostra os bastidores do serviço secreto inglês, que estão na obra literária de John Le Carré. A história se passa durante a Guerra Fria, quando o veterano George Smiley é designado para descobrir quem é o agente duplo que trabalhou durante anos também para os soviéticos. Indicado ao Oscar como melhor ator (Gary Oldman), roteiro adaptado e trilha sonora
Informe-se sobre o filme
Informe-se sobre o livro

"Histórias Cruzadas"
O livro "Help", de onde partiu o filme, ficou em primeiro lugar durante anos na lista de mais vendidos do "New York Times". Escrito por Kathryn Stockett, mostra como um grupo de empregadas negras do Mississipi, nos anos 1960, se juntou para contar, em um livro, todas as humilhações e dificuldades pelas quais passavam durante a convivência com suas patroas brancas. O filme, estrelado por Emma Stone, é indicado a três categorias do Oscar --melhor filme, melhor atriz (com Viola Davis) e melhor atriz coadjuvante (Octavia Spencer).
Informe-se sobre o filme | Informe-se sobre o livro

Crédito: Divulgação

"O Homem que Mudou o Jogo"
Estrelado por Brad Pitt, o filme conta a história real publicada no livro homônimo, ainda não lançado no Brasil. Nela, o gerente do time de beisebol Oakland A's consegue, com um orçamento mínimo, obter uma sequência incrível de vitórias só tendo como base as estatísticas dos jogadores --e usando o que cada um tinha de melhor. Indicado ao Oscar como melhor filme, melhor ator (Brad Pitt), ator coadjuvante (Jonah Hill), roteiro adaptado, mixagem de som e edição.
Informe-se sobre o filme

"A Invenção de Hugo Cabret"
Martin Scorsese partiu do livro de Brian Selznick, clássico da literatura infantil, para contar a história de um órfão que vive escondido em uma estação de trem, desde que seu tio desapareceu, e se dedica a consertar relógios gigantescos de lá. O filme, que se passa em Paris nos anos 1930, conta com Jude Law e Sacha Baron Cohen no elenco. Indicado ao Oscar como melhor filme, direção, roteiro adaptado, trilha sonora, efeitos visuais, mixagem de som, direção de arte, fotografia, figurino e edição.
Informe-se sobre o filme | Informe-se sobre o livro

Crédito: Divulgação

"Millennium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres"
Baseado no primeiro volume do sucesso "Millennium", do escritor sueco Stieg Larsson,
o filme mistura corrupção, violência sexual e abuso de poder para mostrar a trama encabeçada pelo jornalista Mikael Blowkvist (Daniel Craig) e pela jovem hacker Lisbeth (Rooney Mara). Juntos, eles tentam desvendar o desaparecimento de Harriet, a neta de um industrial. Indicado ao Oscar como melhor atriz (Rooney Mara), edição de som, mixagem de som, fotografia e edição
Informe-se sobre o filme | Informe-se sobre o livro

"Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras"
O segundo filme da sequência continua com Robert Downey Jr. no papel principal e Jude Law como o companheiro Dr. Watson. Nesta versão, o detetive inglês, que é sucesso na literatura policial, precisa deter um gênio do crime, o professor Moriarty, para resolver o caso da morte do príncipe da Áustria.
Informe-se sobre o filme | Informe-se sobre o livro

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais