"Guia" indica 10 filmes imperdíveis do festival É Tudo Verdade

Até 1º de abril, o festival É Tudo Verdade coloca em cartaz, em quatro salas de cinema de São Paulo, uma programação dedicada a documentários, inteiramente gratuita. Ao total, serão exibidos 80 filmes, entre curtas e longas, sendo 25 deles inéditos.

Em dúvida sobre o que ver? O "Guia" selecionou dez documentários imperdíveis. Confira abaixo mais sobre as produções --e clique aqui para ver a programação completa:

Crédito: Divulgação Cena de "Crazy Horse"
Cena do documentário "Crazy Horse", dirigido por Frederick Wiseman, que revela os bastidores de um cabaré

"Ao Abismo: Um Conto de Morte, Um Conto de Vida"
Dirigido por Werner Herzog ("Vício Frenético"), o longa conta a história de dois detentos da Polunsky Unit, no Texas, que foram condenados pelo mesmo triplo homicídio, há dez anos. Um deles deve cumprir prisão perpétua, o outro será executado em oito dias. O filme narra suas trajetórias, ouve familiares das vítimas, dos presos e personagens da prisão para discutir as razões de matar e morrer.

"Cabra Marcado para Morrer"
A cópia restaurada pela Cinemateca Brasileira do clássico de Eduardo Coutinho vai ser exibibida pela primeira vez. Em 1964, o golpe militar interrompe na Paraíba as filmagens por Eduardo
Coutinho de um longa ficcional sobre o assassinato de um líder das Ligas Camponesas, João Pedro Teixeira. Vinte anos se passaram até que Coutinho, agora documentarista, revisite os negativos preservados e reconstitua o destino da familia Teixeira durante o regime militar.

"Carrière 250 Metros"
O escritor e roteirista Jean-Claude Carrière inicia, em sua terra natal no interior francês, um percurso que o levará a Paris, Nova York, ao México e à Índia. Seguindo a cronologia de sua própria vida, reconstitui as pegadas de personagens essenciais de suas memórias, como o diretor de teatro Peter Brook, o cineasta Milos Forman e o garçom de um hotel mexicano em que se hospedou com Buñuel.

"Com Amor, Carolyn"
Mulher de Neal Cassady e amante de Jack Kerouac, Carolyn Cassady viveu a sua longa vida lidando com o dúbio legado da convivência íntima com dois dos maiores ícones da geração beat. Kerouac transformou-os em personagens de "On The Road". Agora é a vez de Carolyn contar sua história.

Crédito: Divulgação
Cena de "Ao Abismo, um Conto de Morte, um Conto de Vida", dirigido por Werner Herzog, que integra a programação do festival

"Crazy Horse"
Bastidores de um dos mais famosos cabarés do mundo. Uma frenética engrenagem que emprega dezenas de técnicos e artistas para produzir "o melhor show de striptease de luxo do mundo". Por trás do marketing e da imagem de glamour, rivalidades entre diretores artísticos e a ferocidade da competição para o corpo de bailarinas se revelam. Dirigido pelo documentarista Frederick Wiseman.

"Crônica de um Verão"
Em Paris, no verão de 1960, o cineasta e etnólogo Jean Rouch e o sociólogo Edgar Morin interrogam transeuntes, operários, estudantes e alguns casais sobre as motivações que movem sua vida e se são felizes, registrando suas dúvidas, emoções e opiniões sobre racismo e política.

"Domingo em Brazzaville"
Considerada a cidade mais perigosa do mundo em 2002, Brazzaville, a capital do Congo, abriga não só os contrastes causados pelas guerras e a miséria. Um jovem radialista, Carlos La Menace, revela em seu programa semanal alguns dos personagens mais curiosos e criativos da cidade.

"Em Busca da Alma"
Em 1976, data do último golpe militar na Argentina, a imprensa foi chamada para uma coletiva em que os jornalistas, sem poder fazer perguntas, ouviram o relato do arrependimento de uma guerrilheira de 21 anos, Miriam Pillellensky. Miriam relata sua história 35 anos depois. A estreia mundial do filme ocorre durante o festival.

"Salvando a Face"
Vencedor do Oscar de documentário em curta-metragem 2012. Em "Salvando a Face", a jornalista paquistanesa Sharmeen Obaid Chinov e o cineasta norte-americano Daniel Junge unem-se para documentar a tragédia de centenas de mulheres paquistanesas cujos rostos são desfigurados por ácido, muitas vezes, pelos próprios maridos, como reação a seus pedidos de divórcio.

"Tokiori - Dobras do Tempo"
No bairro rural de Graminha, a 45 km de Marília (SP), os destinos de seis famílias de imigrantes japoneses se cruzaram, entre 1927 e 1934, seguindo o percurso das memórias de três gerações.

Confira a programação completa no site do festival.

Acesse o site Catraca Livre para saber informações sobre eventos gratuitos ou populares.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais