MIS exibe Boca do Lixo por meio da lente de cineasta

Crédito: Ozualdo Candeias/Divulgação
Cineasta Carlos Reichenbach (foto) na rua do Triumpho; foto integra a videoinstalação de Ozualdo Candeias no MIS até dia 24 de junho

Uma parte do cinema autoral brasileiro pode ser conferida no MIS (Museu da Imagem e do Som, zona oeste de São Paulo), na exposição "Ozualdo Candeias - Rua do Triumpho", que fica em cartaz até 24 de junho.

O paulista Ozualdo Candeias ("A Margem" [1967]) foi, ao lado de Rogério Sganzerla ("O Bandido da Luz Vermelha" [1968]), um dos criadores do movimento cinema marginal brasileiro--que tinha como proposta um cinema radical ao extremo.

Em uma sala escura, no terceiro andar do MIS, a videoinstalação conta com fotos do acervo pessoal do cineasta, além de reproduções de fotografias que revelam o cotidiano do cinema paulista na chamada Boca do Lixo.

As reproduções são montagens fotográficas de diretores, atores, equipes técnicas, passantes e figuras marginais que conviviam na rua do Triumpho, localizada no centro de São Paulo, símbolo da produção do cinema marginal entre as décadas de 1960 a 1980.

Museu da Imagem e do Som (MIS) - av. Europa, 158, Jardim Europa, zona oeste, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/2117-4777. Até 24/6. Ter. a sex.: 12h às 22h; sáb., dom. e feriados: 11h às 21h. Ingr.: R$ 4.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais