Ícone do cinema, Neville participa de debate com Jorge Mautner

Crédito: Leonardo Wen/Folhapress
Neville D'Almeida dentro da instalação Penetrável, concebida em parceria com Helio Oiticica; o cineasta debate em São Paulo

Compõe a programação da primeira grande retrospectiva do artista Neville D'Almeida um bate-papo com o cineasta e com o músico Jorge Mautner, que ocorre nesta quarta-feira (23), às 20h, no Sesc Santo Amaro (zona sul de São Paulo).

Ícone do cinema nacional, com 15 longas, 120 curtas, médias, documentários e séries, o mineiro Neville D'Almeida pode ser considerado um dos mestres do experimentalismo brasileiro.

A obra de Neville faz parte de um debate sobre mercado e experimentalismo no cinema, além de levantar questões sobre a geração que produziu nos anos 1960 e 1970 e que ganhou títulos como Cinema Marginal ou Cinema de Invenção.

O debate faz parte da retrospectiva Neville D'Almeida - Além Cinema, promovida pelo Sesc Santo Amaro, que, até 8 de julho, vai exibir filmes do artista.

Entre os destaques da mostra está a obra inédita "Mangue Bangue" (1971) que, durante 30 anos, foi dada como perdida, e encontrada na cinemateca do Moma (Museu de Arte Moderna de Nova York), que emprestará o filme para sua única projeção no país.

Acesse o site Catraca Livre para saber informações sobre eventos gratuitos ou populares.

Neville D'Almeida - Além Cinema - Sesc Santo Amaro, r. Amador Bueno, 505, Santo Amaro, zona sul, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/5541-4000. Grátis.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais