Festival grátis exibe 114 filmes latino-americanos em oito espaços da cidade

Começa nesta quinta-feira (24) a nona edição do Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo, que vai exibir 114 produções de 16 países da América Latina e do Caribe. A entrada é grátis.

Oito espaços da cidade vão contar com sessões dos filmes do festival até a próxima quarta (30): o Memorial da América Latina (em uma tenda especialmente instalada na Praça Cívica), o CineSesc, o Cine Olido, o CCSP, a Cinemateca Brasileira, o Cineclube Latino-Americano, o Centro Cultural da Juventude e o Centro Cultural da Penha.


Entre os destaques da programação estão filmes que integraram festivais internacionais como o de Cannes —a exemplo do argentino "Refugiado", de Diego Lerman—, Sundance —com "O Chaveiro", de Natalia Smirnoff—, e Veneza —a exemplo do chileno "As Irmãs Quispe", de Sebastian Sepúlveda.

Entre as homenagens prestadas pelo festival, que são acompanhadas de retrospectivas de filmes, está a do cineasta e produtor argentino Pablo Trapero, a da atriz e produtora Martina Gusmán, a do cineasta Silvio Tendler, diretor brasileiro de documentários, e da atriz e produtora Leandra Leal.

O evento ainda vai contar com a mostra Docs Musicais América Latina, que reúne documentários dedicados a importantes artistas da música da América Latina, como a argentina Mercedes Sosa (1935-2009), o cubano Silvio Rodríguez, e a chilena Violeta Parra (1917-1967).

Veja a programação completa no site do festival.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais