Veja a programação da nona edição do Festival de Cinema Latino-Americano

Com entrada grátis, a nona edição do Festival de Cinema Latino-Americano vai exibir, até quarta (30), 114 produções de 16 países em nove salas de São Paulo.

Integram a programação filmes que tiveram sessão em festivais estrangeiros, como o argentino "Refugiado", exibido em Cannes.

A mostra presta ainda homenagens ao cineasta e produtor argentino Pablo Trapero, às atrizes e produtoras Martina Gusmán e Leandra Leal e ao cineasta Silvio Tendler.

VEJA A PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL:


SEXTA, DIA 25

CCSP - sala Lima Barreto

16h: "As Canções"
Brasil, 2011. Direção: Eduardo Coutinho. 90 min. Livre.
Neste documentário, o diretor ajuda 18 pessoas a escolher uma música e a falar sobre sua relação afetiva com ela.

18h: "El Objeto Antes Llamado Disco - O Filme"
El Objeto Antes Llamado Disco - La Película. Argentina/Chile/EUA/México, 2013. Direção: Gregory Allen. 75 min. Livre.
Retrato do grupo de rock Café Tacvba no processo de criação de seu mais recente álbum.

20h: "Cartola - Música para os Olhos"
Brasil, 2006. Direção: Hilton Lacerda e Lírio Ferreira. 88 min. Não recomendado para menores de 10 anos.
Entrelaçando documentário e ficção, o longa conta a história do compositor Cartola. Também será exibido "Moreira da Silva".

Cine Olido

15h: "Os Anos JK - Uma Trajetória Política"
Brasil, 1980. Direção: Silvio Tendler. 110 min. Livre.
A trajetória política de Juscelino Kubitschek, que propunha aceleração no desenvolvimento do país rumo à modernidade e a ocupação de um lugar entre as potências mundiais.

17h: "Escolas de Cinema - Programa 5"
Argentina/México/Brasil, 2013/2014. Vários diretores. 92 min. Não recomendado para menores de 14 anos.
Integram a sessão curtas como "Forasteiro", de Lucía Ferreyra, e "A Última Rosa", de Ana Cecília Araki.

19h: "Elefante Branco"
Elefante Blanco. Argentina/Espanha, 2012. Direção: Pablo Trapero. Com: Ricardo Darín, Jérémie Renier e Martina Gusman. 110 min. Não recomendado para menores de 16 anos.
Os padres Julián e Nicolás, amigos de longa data, trabalham ajudando os menos favorecidos na favela de Vila Virgem, periferia de Buenos Aires. Mas o local é um antro de violência e miséria e os dois são afetados por lutar pela comunidade.

Cinemateca - sala BNDES
19h: "Escolas de Cinema - Programa 1"
Vários países, 2013/2014. Vários diretores. 86 min. Não recomendado para menores de 14 anos.
Serão exibidos curtas como "Catalogárgula", de Lucas Neris, Luan Salce e Gabriel Paixão, e "Tejo Mar", de Bernard Lessa.

21h: "Glauber, o Filme - Labirinto do Brasil"
Brasil, 2013. Direção: Silvio Tendler. 98 min. Livre.
Documentário sobre a vida e a morte de Glauber Rocha, o polêmico cineasta baiano que revolucionou o cinema. Também será exibido o curta "Há Muitas Noites na Noite".

CineSesc

15h: "Planta Madre"
Idem. Peru/Argentina/Itália, 2014. Direção: Gianfranco Quattrini. Com: Emiliano Carrazzone, Luciano Cáceres e Cindy Díaz. 86 min. Não recomendado para menores de 16 anos.
A história dos irmãos Santoro, efervescentes pioneiros do rock argentino no final dos anos 1960, e de como Diamond Santoro, já um homem de idade, viaja ao Amazonas peruano 40 anos depois, em busca da cura pela ayahuasca.

17h: "O Crítico"
El Crítico. Argentina, 2013. Direção: Hernán Guerschuny. Com: Rafael Spregelburd, Dolores Fonzi e Bianca Lewin. 90 min. Não recomendado para menores de 12 anos.
Téllez, um crítico de cinema desiludido com a sétima arte, enxerga a vida como um filme. Os repetidos encontros com uma jovem fazem ele desconfiar de que sua vida seja uma fita do gênero que mais odeia.

19h: "Réimon"
Idem. Argentina, 2014. Direção: Rodrigo Moreno. Com: Marcela Dias, Cecilia Raimero e Esteban Bigliardi. 72 min. Não recomendado para menores de 14 anos.
A história de Ramona, que vive no subúrbio e viaja quatro horas e meia diariamente para ir ao trabalho e voltar para casa.

21h: "O Chaveiro"
El Cerrajero. Argentina, 2013. Direção: Natalia Smirnoff. Com: Yosiria Huaripata, Esteban Lamothe e Erica Rivas. 77 min. Não recomendado para menores de 12 anos.
Sebastián é um chaveiro de 33 anos que nunca acreditou em compromissos de longa duração. Quando Mónica revela estar grávida e que ele provavelmente é o pai, o mundo de Sebastián sofre uma inesperada reviravolta.

Memorial da América Latina - Cineclube Latino-Americano

20h: "Nossa Senhora da Caridade"
La Virgen de la Caridad. Cuba, 1930. Direção: Ramón Peón. Com: Julio Gallo, Diana Marde e Matilde Maun. 72 min. Não recomendado para menores de 14 anos.
A história de uma jovem e a avó, que foram expulsas do sítio em que moravam. Milagrosamente aparece na propriedade uma imagem da Virgem da Caridade do Cobre.

Memorial da América Latina - Praça Cívica

17h: "Éden"
Brasil, 2013. Direção: Bruno Safadi. Com: Júlio Andrade, Rod Carvalho e Cristina Lago. 73 min. Não recomendado para menores de 12 anos.
No Rio de Janeiro em 2012, o marido de Karine, que tem 30 anos e está grávida de oito meses, é morto. Ela e o irmão quase morrem, mas são salvos pelo pastor Naldo da Igreja Evangélica do Éden.

19h: "Rezeta"
Idem. México, 2013. Direção: Fernando Frías de la Parra. Com: Rezeta Veliu, Roger Mendoza e Paulina Davila. 85 min. Não recomendado para menores de 14 anos.
Nascida no Kosovo, Rezeta chega ao México depois de uma longa peregrinação pelo mundo das modelos. Esperta e desenvolta, ela conhece e navega em um novo ambiente, até encontrar o que parece ser um amor verdadeiro.

21h: "Periscópio"
Brasil, 2013. Direção: Kiko Goifman. Com: Jean-Claude Bernardet e João Miguel. 86 min. Não recomendado para menores de 14 anos.
Eric, 76 anos, e Élvio, 43, não se suportam. O mais jovem é um misto de assistente, secretário e enfermeiro do mais velho. Em um cenário no qual o mundo exterior parece não existir, sobram provocações.


SÁBADO, DIA 26

CCSP - sala Lima Barreto

16h: "Mercedes Sosa - A Voz da América Latina"
Mercedes Sosa: La voz de Latinoamérica. Argentina, 2013. Direção: Rodrigo H. Vila. 93 min. Livre.
O documentário faz um retrato de Mercedes Sosa, artista que, há quase 50 anos, quando era muito nova e ainda não reconhecida, rompeu um padrão imposto e, juntamente com outros jovens, redigiu o "Manifesto do Novo Cancioneiro".

18h: "Daquele Instante em Diante"
Brasil, 2011. Direção: Rogério Velloso. 110 min. Não recomendado para menores de 12 anos.
O documentário sobre Itamar Assumpção revisita a vida do músico que foi destaque da cena independente paulistana entre os anos 1980 e 1990.

20h: "Viola Chilensis"
Idem. Chile, 2003. Direção: Luis R. Vera. 85 min. Livre.
O documentário exibe o percurso realizado pela artista chilena Violeta Parra (1917-1967).

CCSP - sala Paulo Emílio

16h: "Réimon"

16h: "Terra Sobre a Língua"
Tierra en la Lengua. Colômbia/França, 2013. Direção: Rubén Mendonza. Com: Alma Rodriguez, Richard Córdoba e Jairo Salcedo. 89 min. Não recomendado para menores de 14 anos.
Silvio Vega, homem criado entre a orfandade e a violência do campo colombiano, viaja com dois netos para fazer com que eles o matem antes que ele morra de velhice.

20h: "Conto sem Fadas"
Cuento sin Hadas. Bolívia/Equador, 2014. Direção: Sergio Briones. Com: Paulo Quevedo, Hector Soberon e Ricardo Briones. 101 min. Não recomendado para menores de 14 anos.
Um bando de traficantes que se dedicam a prestar serviços a pedófilos comprou, em um pequeno povoado pobre do Equador, um estúdio de gravação de filmes para adultos e um circo.

Cine Olido

15h: "Botinada - A Origem do Punk no Brasil"
Brasil, 2006. Direção: Gastão Moreira. 110 min. Livre.
O documentário narra a história do movimento punk por meio de entrevistas, matérias e fotos. O filme mostra como o movimento se desenvolveu na cidade de São Paulo.

17h: "Abutres"
Carancho. Argentina/Chile/França/Coreia do Sul, 2010. Direção: Pablo Trapero. Com: Ricardo Darín, Martina Gusman e Carlos Weber. 107 min. Não recomendado para menores de 16 anos.
Em Buenos Aires, Sosa é um advogado especializado em acidentes. Graças aos seguros e à corrupção, aproveita-se, sem escrúpulos, das numerosas vítimas rodoviárias que enriquecem advogados mafiosos. Uma noite, à procura de potenciais clientes, encontra Luján, uma jovem médica.

19h: "Rock Brasília - Era de Ouro"
Brasil, 2011. Direção: Vladimir Carvalho. 111 min. Não recomendado para menores de 12 anos.
Com imagens de arquivo, filmadas desde o fim dos anos 1980, o documentário conclui uma trilogia sobre a construção cultural e ideológica da capital federal do Brasil. Exibe a jornada de algumas bandas de Brasília como Legião Urbana, Capital Inicial e Plebe Rude.

Cinemateca - sala BNDES

19h: "Onde Nasce o Sol"
Donde Nace el Sol. Guatemala, 2013. Direção: Elías Jiménez Trachtenberg. Com: Felipe Gómez, Candelaria Hernández e Walter Paz Joj. 80 min. Não recomendado para menores de 10 anos.
Maya é uma índia que, durante a infância, experimenta a invasão de sua cultura. Ela foge para salvar sua vida e sobrevive na selva e aprende a respeitá-la. Durante a juventude, ela vive em uma comunidade clandestina e conhece o sofrimento de seu povo.

21h: "Família Rodante"
Familia Rodante. Brasil/Argentina/França/Alemanha/Espanha/Inglaterra, 2004. Direção: Pablo Trapero. Com: Graciana Chironi, Liliana Capurro e Ruth Dobel. 103 min. Não recomendado para menores de 14 anos.
Convidada para um casamento em sua cidade natal, na fronteira entre o Brasil e a Argentina, mulher de 84 anos decide levar três gerações de sua família numa atribulada viagem em um trailer.

CineSesc

15h: "Matar a um Homem"
Matar a un Hombre. Chile/França, 2013. Direção: Alejandro Fernández Almendras. Com: Daniel Antivilo, Daniel Candia e Ariel Mateluna. 82 min. Não recomendado para menores de 16 anos.
Jorge é um homem de família trabalhador que ganha muito pouco até para se sustentar. Um dia, ele é roubado por Kalule, um delinquente da vizinhança. O filho de Jorge decide confrontar Kalule e, ferido
por um tiro, quase morre.

17h: "Os Insólitos Peixes-Gatos"
Los Insólitos Peces Gato. México, 2013. Direção: Claudia Sainte-Luce. Com: Lisa Owen, Ximena Ayala e Sonia Franco. 89 min. Não recomendado para menores de 12 anos.
Claudia, uma jovem solitária, trabalha em um supermercado. Certa noite, vai parar no hospital por causa de uma crise de apendicite. Ali conhece Martha, a mulher que está na cama ao lado da sua. Quando saem do local, Martha convida Claudia para ir a sua casa. Ao conhecer a família de Martha, Claudia sente fazer parte dela.

19h: "Corte Seco"
Brasil, 2014. Direção: Renato Tapajós. Com: Gabriel Miziara, Alexandre Caetano e Daves Otani. 90 min. Não recomendado para menores de 16 anos.
A história de cinco militantes da esquerda armada que lutavam contra a ditadura militar e foram presos pela Operação Bandeirantes no dia 31 de agosto de 1969, em São Paulo.

21h: "Mão na Luva"
Brasil, 2013. Direção: José Joffily e Roberto Bomtempo. Com: Roberto Bomtempo, Miriam Freeland e Chico Pelúcio. 70 min. Não recomendado para menores de 14 anos.
Lúcio e Sílvia decidem se separar depois de 13 anos de vida em comum. A última noite sob o mesmo teto é marcada por acusações, revelações e também pelas lembranças de um casal apaixonado.

Memorial da América Latina - Cineclube Latino-Americano

19h: Da Ditadura de Huerta à Rendição de Pancho Villa
Apresentação de filmes recuperados pelo professor Aurélio de los Reyes, com acompanhamento musical de José Maria Serralde.

21h: "Ganga Bruta"
Brasil, 1933. Direção: Humberto Mauro. Com: Durval Bellini, Dea Selva e Lu Marival. 76 min. Não recomendado para menores de 14 anos.
Na noite de núpcias, homem descobre que sua mulher não era virgem e, enfurecido, a mata. Depois, enriquece e se apaixona por uma jovem inocente.

Memorial da América Latina - Praça Cívica

17h: "A Luta de Ana"
La Lucha de Ana. República Dominicana/México, 2012. Direção: Bladimir Abud. Com: Cheddy García, Antonio Zamudio e Marquis Leguizamon. 90 min. Não recomendado para menores de 16 anos.
Ana, uma vendedora de flores do Mercado Nuevo de la Duarte, busca justiça para seu filho assassinado, mas, como não a obtém legalmente, tenta fazê-la por conta própria.

19h: Hotel Nueva Isla
Idem. Cuba/Espanha, 2014. Direção: Irene Gutiérrez e Javier Labrador. Com: Jorge de Los Ríos Vega, Waldo Muñoz Hernández e Vivian Pacheco. 71 min. Não recomendado para menores de 10 anos.
Apesar da iminência do desmoronamento do edifício em que está, o último morador de um hotel, que um dia foi luxuoso, recusa-se a partir.

21h: "La Casa del Ritmo - Um Filme Sobre los Amigos Invisibles"
La Casa del Ritmo: A Film about Los Amigos Invisibles. Equador/EUA, 2012. Direção: Javier Andrade. 125 min. Livre.
A história do conjunto de funk ganhador do Grammy, Los Amigos Invisibles, desde seus primeiros tempos em Caracas (Venezuela) até a época em que foram recebidos por David Byrne, do Talking Heads.


DOMINGO, DIA 27

CCSP - sala Lima Barreto

16h: "Rock Brasília - Era de Ouro"

18h: "Botinada - A Origem do Punk no Brasil"

20h: "La Casa del Ritmo - Um Filme Sobre los Amigos Invisibles"

CCSP - sala Paulo Emílio

16h: "A Leitura de Justino"
Lectura Según Justino. Paraguai/Argentina, 2013. Direção: Arnaldo André. Com: Julieta Cardinali, Mike Amigorena e Diego Gonzalez. 95 min. Livre.
Depois da morte do pai, Justino passa a trabalhar como primeiro carteiro da aldeia onde mora, com a finalidade de ajudar sua mãe. Ele se vê envolvido na relação entre sua professora de alemão e uma autoridade nazista, refugiada há alguns anos.

18h: "Planta Madre"

20h: "A Morte de Jaime Roldós"
La Muerte de Jaime Roldós. Equador/Argentina, 2013. Direção: Manolo Sarmiento e Lisandra I. Rivera. 125 min. Não recomendado para menores de 10 anos.
O breve governo de Jaime Roldós no Equador terminou repentinamente em 1981, em um suspeito acidente aéreo. Esse destino trágico é o ponto de partida de um relato que combina jornalismo investigativo, ensaio cinematográfico e drama pessoal.

Cine Olido

15h: "Militares da Democracia - Os Militares que Disseram Não"
Brasil, 2014. Direção: Silvio Tendler. 100 min. Livre.
O filme resgata, por meio de depoimentos e registros de arquivos, as memórias repudiadas, sufocadas e despercebidas dos militares perseguidos, cassados, torturados e mortos durante a ditadura militar brasileira por defenderem a ordem constitucional e uma sociedade livre e democrática.

17h: "Éden"

Cinemateca - sala BNDES

19h: "As Canções"

21h: "As Irmãs Quispe"
Las Niñas Quispe. Chile/França/Argentina, 2013. Direção: Sebastián Sepúlveda. Com: Alfredo Castro, Francisca Gavilán e Digna Quispe. 80 min. Não recomendado para menores de 14 anos.
Em 1974, as irmãs Justa, Lucia e Luciana Quispe, pastoras no altiplano chileno, levam uma vida solitária. A recente morte de uma quarta irmã e as notícias de fora lançam as mulheres em uma busca existencial.

CineSesc

15h: "Escolas de Cinema - Programa 4"
Equador/Brasil/Cuba, 2013/2014. Vários diretores. 85 min. Não recomendado para menores de 14 anos.
Serão exibidos curtas como "Limbo", de Jose Añazco, "Bumba Bumba com a Minha Própria Macumba", de Mirrah Iañez, "Bê-á-Bá", de Diana Montero, "O Pracinha de Odessa", de Luis Felipe Labaki, e "Entre Latinhas", de Carla Leoni e Richard Dantas.

17h: "Princesas Vermelhas"
Princesas Rojas. Costa Rica/Venezuela, 2013. Direção: Laura Astorga. Com: Fernando Bolaños, María José Callejas e Valeria Conejo. 100 min. Não recomendado para menores de 14 anos.
Claudia tem 11 anos e sempre se considerou uma revolucionária. Quando sua família se transfere da Nicarágua para a Costa Rica, em meio à revolução sandinista, a política passa a não ser um jogo tão divertido.

19h: "Hotel Nueva Isla"

21h: "Silvio Rodríguez, Ojalá"
Idem. Cuba/Espanha, 2013. Direção: Nico Garcia. 70 min. Livre.
O documentário mostra as evidências que o músico Silvio Rodríguez continua ativo, entre elas Ojalá, seu estúdio de gravação, pelo qual passam grandes artistas como Omara Portuondo ou Chucho Valdés. Também será exibido "Tom Zé ou quem Irá Colocar uma Dinamite na Cabeça do Século?", dirigido por Carla Gallo.

Memorial da América Latina - Cineclube Latino-Americano

20h: "O Carro Cinza"
El Automóvil Gris. México, 1919. Direção: Enrique Rosas. Com: Joaquín Coss, Juan de Homs e Manuel de los Ríos. 117 min. Não recomendado para menores de 14 anos.
Originalmente um seriado com 12 capítulos, a história foi remontada pelo diretor em 1933 e sonorizada. É uma aventura policial baseada em histórias reais que se passa durante uma onda de crimes que atinge a alta sociedade em 1915.

Memorial da América Latina - Praça Cívica

17h: "Elza Soares - O Gingado da Nega"
Brasil, 2013. Direção: Rafael de Paula Rodrigues. 51 min. Livre.
O documentário percorre a história da cantora Elza Soares, por meio de depoimentos em que ela mesma fala sobre sua trajetória.

19h: "O Uivo da Gaita"
Brasil, 2013. Direção: Bruno Safadi. Com: Leandra Leal, Jiddú Pinheiro e Mariana Ximenes. 75 min. Não recomendado para menores de 16 anos.
O casal Antônia e Pedro veem sua relação fragmentar com a chegada da bela Luana por quem Antônia se apaixona. As duas vivem uma intensa paixão.

21h: "Nascido e Criado"
Nacido y Criado. Argentina/Itália/Inglaterra, 2006. Direção: Pablo Trapero. Com: Fernanda de Almeida, Federico Esquerro e Martina Gusman. 100 min. Não recomendado para menores de 16 anos.
Santiago, um jovem dedicado à restauração de antigos objetos e à decoração, vive confortavelmente graças ao sucesso do ateliê que montou com Milli, sua mulher. Junto à sua filhinha Josefina, formam uma família feliz. Porém, um surpreendente acidente na estrada deflagra uma tragédia familiar.


SEGUNDA, DIA 28

CineSesc

15h: "Mercedes Sosa - A Voz da América Latina"

17h: "Elefante Branco"

19h: "Refugiado"
Idem. Argentina/Colômbia/França/Alemanha, 2014. Direção: Diego Lerman. Com: Julieta Díaz, Sebastián Molinaro e Marta Lubos. 93 min Não recomendado para menores de 14 anos.
O futuro de Matías e Laura, sua mãe, quando se veem obrigados a abandonar inesperadamente a casa onde moram depois de uma nova reação violenta de Fabián, o pai. Matías tem 7 anos e Laura passa pelos momentos iniciais de uma nova gravidez.

21h: "Romance Policial"
Brasil/Chile, 2014. Direção: Jorge Durán. Com: Roxana Campos, Daniel de Oliveira e Rogério Fróes. 97 min. Não recomendado para menores de 14 anos.
Antonio, 30 anos, funcionário público, com vocação para escritor, viaja ao Atacama em busca de inspiração para um conto.

Memorial da América Latina - Cineclube Latino-Americano

20h: "A Bebedeira do Tango"
La Borrachera del Tango. Argentina, 1928. Direção: Edmo Cominetti. Com: Carlos Dux, Felipe Farah e Nedda Francy. 80 min. Não recomendado para menores de 14 anos.
Conflito entre dois irmãos de uma família de classe média de Buenos Aires: um é um irresponsável que vive nos cabarés, o outro, um engenheiro que é o orgulho da família.

Memorial da América Latina - Praça Cívica

17h: "'A Ostra e o Vento"
Brasil, 1997. Direção: Walter Lima Jr. Com: Lima Duarte, Fernando Torres e Leandra Leal. 118 min. Não recomendado para menores de 14 anos.
Marcela vive com o pai, o faroleiro José, e o velho Daniel numa ilha. O único contato da menina com o resto do mundo se dá por meio de uma embarcação com quatro marinheiros que regularmente vão levar-lhes provisões. Em meio a essa solidão, Marcela imagina uma relação amorosa com o vento.

19h: "Pelo Malo"
Idem. Venezuela, 2013. Direção: Mariana Rondón. Com: Samuel Lange e Samantha Castillo. 95 min. Não recomendado para menores de 14 anos.
Na Venezuela, um menino de nove anos quer alisar o cabelo, mas sua mãe tem medo que ele se revele gay. Quanto mais ele tenta mudar para sair diferente na foto para o álbum da escola e conquistar o amor de sua mãe, mais ela o rejeita.

21h: "Jango"
Brasil, 1984. Direção: Silvio Tendler. 117 min. Livre.
Narrado por José Wilker, o documentário exibe a trajetória de João Goulart que, deposto pelo golpe de 1964, se tornou o único presidente brasileiro morto no exílio.


TERÇA, DIA 29

Centro Cultural da Penha

19h30: "Botinada - A Origem do Punk no Brasil"

CCSP - sala Paulo Emílio

16h: "Princesas Vermelhas"

18h: "O Crítico"

20h: "O Militante"
En el Lugar del Hijo. Uruguai/Argentina, 2013. Direção: Manolo Nieto. Com: Felipe Dieste, Alejandro Urdapilleta e Rosana Cabrera. 116 min. Não recomendado para menores de 16 anos.
Um jovem vai de Montevidéu a Salto (Uruguai) para o funeral do pai. Além de uma fazenda hipotecada e um cachorro, ele herda uma casa na cidade, que precisa dividir com a amante do pai.

Cine Olido

15h: "A Luta de Ana"

17h: "Escolas de Cinema - Programa 6"
Brasil/México/Uruguai, 2013/2014. Vários diretores. 95 min. Não recomendado para menores de 14 anos.
Compõem a exibição curtas como "A Morte", de Gabriel Serra, "Uso Inteligente da Cidade", de Bender Arruda, "O Caminhante", de Paula Machiavello, "Homem sem Sonho", de Cainã Tavares, e "Ring!", de Joaquin Papich.

19h: "Matar a um Homem"

CineSesc

15h: "A Leitura de Justino"

17h: "Rezeta"

19h: "La Playa"
La Playa D.C. Colômbia/Brasil/França, 2012. Direção: Juan Andrés Arango. Com: Luis Carlos Guevara, Jamés Solís e Andrés Murillo. 90 min. Não recomendado para menores de 16 anos.
Tomás, um jovem negro que fugiu da costa do Pacífico por causa da guerra, tenta reconstruir sua vida em Bogotá, uma cidade racista de 8 milhões de habitantes.

21h: "Anna K."
Brasil, 2014. Direção: José Roberto Aguilar. Com: Leona Cavalli. 80 min. Não recomendado para menores de 14 anos.
Essa versão do livro "Anna Karenina", escrito por Tolstói, é uma releitura performática, brasileira e contemporânea desse clássico da literatura mundial.

Memorial da América Latina - Cineclube Latino-Americano

20h: "Eu Perdi o Meu Coração em Lima"
Yo Perdí mi Corazón en Lima. Peru, 1933. Direção: Alberto Santana. Com: Maria de Villanueva Balcarce, Enrique Besada e Luis M. Sánchez Cerro. 47 min. Não recomendado para menores de 14 anos.
Um trabalhador cai de um andaime e, à beira da morte, pede para o filho trilhar o caminho da honestidade, do trabalho e da honradez. O filho, porém, prefere tornar-se um vagabundo. Também será exibido "Fragmentos da Vida", de José Medina.

Memorial da América Latina - Praça Cívica

17h: "Encontro com Milton Santos - O Mundo Global Visto do Lado de Cá"
Brasil, 2006. Direção: Silvio Tendler. 90 min. Livre.
O filme apresenta a última entrevista de Milton Santos, na qual ele traça um painel das desigualdades entre o norte rico e o mundo do sul saqueado, apresentando alternativas e um prognóstico otimista sobre o futuro da humanidade.

19h: "Leonera"
Idem. Argentina, 2008. Direção: Pablo Trapero. Com: Martina Gusman, Elli Medeiros e Rodrigo Santoro. 113 min. Não recomendado para menores de 14 anos.
Mulher grávida acorda com o marido morto ao lado e é presa pelo homicídio. Na penitenciária, ela só terá direito de viver com seu filho até que ele complete quatro anos. Ali, outras duas mulheres entram em sua vida. Uma delas é Marta, que criou seus dois filhos enquanto estava presa, e a outra é Sofía, sua própria mãe.

21h: "Vende-se"
Se Vende. Cuba, 2012. Direção: Jorge Perugorría. Com: Dailenys Fuentes, Yuliet Cruz e Salvador Wood. 95 min. Não recomendado para menores de 14 anos.
Nácar é uma jovem laboratorista que enfrenta sozinha sua difícil situação econômica. Ela visita todos os domingos a sepultura de sua mãe para falar com ela. A falecida, que sempre promoveu o sustento da família, a acon-selha a vender o túmulo.


QUARTA, DIA 30

CCSP - sala Lima Barreto

16h: "La Playa"

29h: "O Rio Nos Pertence"
Brasil, 2013. Direção: Ricardo Pretti. Com: Leandra Leal, Jiddu Pinheiro e Mariana Ximenes. 75 min. Não recomendado para menores de 14 anos.
Após receber um estranho cartão-postal, Marina, uma jovem de 30 anos, decide voltar ao Rio de Janeiro, sua cidade natal. Ela busca respostas para acontecimentos, mas tudo aparenta ser cada vez mais confuso.

CCSP - sala Paulo Emílio

18h: "Refugiado"

Cine Olido

15h: "A Ostra e o Vento"

17h: "Escolas de Cinema - Programa 8"
Brasil/México/Argentina/Equador, 2013/2014. Vários diretores. 76 min. Não recomendado para menores de 14 anos.
Compõem a exibição os curtas "Tormenta de Verão", de José Manuel Segura, "Míster", de Ana Carolina C. Rocha e Jéssica Rojas, "Seja!", de María Amanda Celi, "Jerusalém", de Alicia Segovia, "O Papel", de Fermin Pedros, "Matar um Cachorro", de Alejo Santos.

19h: "Caminho da Lua"
Ruta de la Luna. Panamá/Equador, 2012. Direção: Juan Sebastián Jácome. Com: Jimmy David Suarez, Luis Antonio Gotti e Victoria Greco. 80 min. Não recomendado para menores de 14 anos.
Quando Tito, 32 anos, um albino solitário, resolve viajar mil quilômetros pela América Central para competir em um torneio de boliche, seu pai, doente e teimoso, insiste em ir junto e apoiar o filho pela primeira vez em décadas. A estrada lembra a eles as razões pelas quais eles permaneceram distantes durante tantos anos.

CineSesc

15h: "O Lobo Atrás da Porta"
Brasil, 2013. Direção: Fernando Coimbra. Com: Leandra Leal, Milhem Cortaz e Fabíula Nascimento. 100 min. Não recomendado para menores de 14 anos.
No subúrbio carioca, uma criança de seis anos é raptada. Na delegacia, os pais da vítima e a principal suspeita, amante do pai, prestam depoimentos contraditórios.

17h: "O Militante"

Memorial da América Latina - Cineclube Latino-Americano

20h: "Sob o Céu de Antioquia"
Bajo el Cielo Antioqueño. Colômbia, 1925. Direção: Arturo Acevedo Vallarino. Com: Alicia Arango de Mejía, Gonzalo Mejía Trujillo e Juan B. Naranjo. 98 min. Não recomendado para menores de 14 anos.
Um casal apaixonado foge após o pai da noiva não aceitar a união. Eles enfrentam muitas dificuldades enquanto percorrem as belas paisagens da região de Antioquia (Turquia).

QUARTA, DIA 30

Memorial da América Latina - Praça Cívica

17h: "Escolas de Cinema - Programa 7"
Brasil/México/Argentina, 2013/2014. Vários diretores. 97 min. Não recomendado para menores de 14 anos.
Serão exibidos os curtas "Unidunite", de Lilian Barcelos, "O que Dizem da Selva", de Octávio Tavares e Francisca Oyaneder, "A Lavadora", de Eric Bitencourt, "Isabel", de Ana Paula Fiorotto, e "Hotel La Loma", de Efrén Del Rosal.

20h30: "Amparo"
Brasil, 2013. Direção: Ricardo Pinto e Silva. Com: Gabriela Rocha, Bel Kowarick e Rodolfo Valente. 87 min. Não recomendado para menores de 14 anos.
Vinda do interior para trabalhar numa casa de família, Maria do Amparo, 14 anos, engravida. A menina consegue esconder da patroa a gravidez, mas, quando aparece com a criança, recebe dela um ultimato: que se livre do bebê. Desesperada, a jovem se atira no rio com a filha.


Informe-se sobre os locais:

Centro Cultural da Penha - lgo. do Rosário, 20, Penha de França, tel. 2295-0401.
p(tagline). CCSP - r. Vergueiro, 1.000, Liberdade, tel. 3397-4002.
p(tagline). Cine Olido - av. São João, 473, República, tel. 3331-7703.
p(tagline). Cinemateca Brasileira - lgo. Sen. Raul Cardoso, 207, Vila Clementino, tel. 3512-6111 r. 215.
p(tagline). Memorial da América Latina - av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, portão 1, Barra Funda, tel. 3823-4600.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais