Mostra de Cinema: veja os destaques do sétimo dia de evento em SP

Começou na última quinta-feira (16), a 38ª Mostra Internacional de Cinema em SP. Neste ano, o grande homenageado é o cineasta espanhol Pedro Almodóvar, que ganha uma retrospectiva com 15 filmes de sua carreira. Nesta quarta (22), "Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos", longa dirigido pelo espanhol em 1988, está em destaque.

Também vale ressaltar os filmes inéditos, que a cada ano revelam novos cineastas e cinematografias de países cujas produções chegam pouco ao circuito comercial brasileiro, como a Costa Rica, de "Por las Plumas".

A animação "Tia Hilda!" também terá terá sessão nesta quarta-feira.


VEJA OS DESTAQUES DESTA QUARTA:

"Viver É Fácil com os Olhos Fechados", de David Trueba
Antonio, um professor de gramática que usa músicas dos Beatles para ensinar inglês na Espanha em 1966, descobre que John Lennon vai visitar a pronvíncia da Almería durante as gravações de um filme. Determinado a conhecê-lo, ele dirige pela estrada em sua jornada. No caminho, dá carona a um garoto de 16 anos que fugiu de casa e uma garota de 21 que também parece estar fugindo de algo.

"Mateo", de Maria Gamboa
Mateo, um garoto de 16 anos, coleta dinheiro para seu tio criminoso e usa o que recebe para ajudar a mãe, que aceita o dinheiro contra a vontade e por necessidade. Eles vivem numa região pobre e violenta ao lado do vale do Rio Magdalena, na Colômbia. Para provar seu valor, Mateo concorda em se infiltrar num grupo de teatro local e investigar as atividades políticas de um dos atores. Ao mesmo tempo em que se sente cativado com a liberdade e criatividade de seus novos colegas, Mateo deve fazer escolhas difíceis e enfrentar os perigos de questionar a organização do conflito armado na Colômbia.

"Encantados", de Tizuka Yamazaki
Na Ilha de Marajó, Zeneida nasceu predestinada a ser pajé, mas seu pai esconde isso dela. Enquanto enfrenta os desafios de se tornar mulher, ela tem acessos de pânico e ira. O pai quer interná-la num hospício, mas quando ela encontra seu grande amor, Antônio, eles fogem para a floresta e entram em contato com o mundo mítico dos caruanas. Sem que perceba, a menina encontra seus antepassados, a linhagem dos pajés que vive na natureza. Antônio e Zeneida lutam para salvar o seu amor, mas são surpreendidos com a notícia que Zezé, mãe dela, está à morte. Só Zeneida, agora como pajé, pode salvá-la.

"Por las Plumas", de Neto Villalobos
Chalo é um segurança solitário que trabalha numa pequena cidade. Um dia, ele adquire um galo e lhe batiza de Rocky. Querendo pôr o animal para competir em brigas, ele logo descobre que Rocky precisará de bastante treino. Uma comédia sobre as alegrias e as dificuldades de uma grande amizade.

"Todos Estão Mortos", de Beatriz Sanchís
Lupe passa o dia todo dentro de casa fazendo tortas, vestindo um roupão e de chinelos. Ninguém imaginaria que ela era uma famosa estrela de rock nos anos 80. Agora ela é agorafóbica e vive completamente dependente de sua mãe Paquita, uma mexicana supersticiosa, e com seu filho adolescente Pancho, que a odeia.

"Tia Hilda!", de Benoît Chieux e Jacques-Rémy Girerd
Tia Hilda vive para suas plantas. Ela criou um museu onde preserva plantas ameaçadas e raras de todo o mundo. Um dia, um novo cereal geneticamente modificado chamado Attilem é lançado no mercado. Precisando de pouca água e fertilizantes para crescer e gerado em campos de alta cultura, o Attilem parece uma solução ideal para erradicar a fome e fornecer uma alternativa para diminuição das reservas de petróleo. Mas nada é o que parece.


"Tsili", de Amos Gitai
Durante a Segunda Guerra Mundial, a jovem judia Tsili se esconde nas florestas de Chernivtsi, na Ucrânia, após toda sua família ser deportada para os campos de concentração. Marek, outro refugiado judeu, a encontra e fala com ela em ídiche. Com dificuldade em interagir após as experiências traumáticas, ela tem dificuldades em se comunicar com ele. Os dois conseguem se entender até o dia em que Marek vai à vila procurar comida e não volta mais. Inspirado no romance de Aharon Appelfeld, o filme conta a história da jornada de uma mulher mergulhada no pesadelo da guerra.

"Os Fenômenos", de Alfonso Zarauza
Neneta vive sem responsabilidades ou planos num trailer na costa da Espanha. Quando seu parceiro Lobo desaparece sem explicação, ela decide voltar para a sua terra natal, Galícia. Neneta tem grandes dificuldades em achar um trabalho, até que consegue uma oferta para trabalhar como operária numa construção. Seu grupo é logo conhecido como "Os Fenômenos", os construtores mais rápidos da região. Quando Lobo volta, Neneta tem que decidir se foge com ele ou se fica com sua nova vida.

"Livre", de Jean-Marc Vallée
Após a trágica morte de sua mãe com câncer, Cheryl Strayed, de 21 anos, começa a levar uma vida destrutiva, arruinando seu casamento e viciando-se em drogas. Anos depois, querendo deixar seu passado para trás, ela embarca numa caminhada de 1.770 quilômetros pela Pacific Crest Trail que mudará sua vida. Baseado no livro de memórias Livre - A Jornada de Uma Mulher Em Busca do Recomeço, de Cheryl Strayed.

"Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos", de Pedro Almodóvar
Um olhar perverso e divertido sobre o amor moderno através das relações de várias mulheres neuróticas. Pepa Marcos, uma atriz de televisão, está deprimida por ter sido abandonada por seu amante, Iván. Ele está prestes a viajar e pediu que Pepa prepare sua mala para que alguém a pegue mais tarde, mas ela tem algo muito importante para contar para ele. Carlos, o filho de Iván, e Lucía, sua ex-namorada louca, não sabem onde ele está. O caminho de todos começa a se cruzar numa confusão que envolve uma busca por terroristas xiitas, uma dose letal de gaspacho e um taxista que adora mambo. Mas será que Pepa conseguirá encontrar Iván a tempo?

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais