Documentário mostra a luta feminina contra guerra na Libéria

Crédito: Divulgação "Manda o Diabo para o Inferno" mostra a luta de mulheres da Libéria contra a guerra no país

Está em cartaz na 32ª Mostra Internacional de São Paulo o documentário "Manda o Diabo para o Inferno" ("Pray the Devil Back to Hell", EUA, 2008), de Gini Reticker.

O longa conta a história de um grupo de moradoras da Libéria --país devastado pela guerra, na África Ocidental-- que se revolta em meio ao sangrento conflito, enfrenta o violento e corrupto regime do presidente Charles Taylor, e consegue a tão esperada paz em 2003.

Enquanto rebeldes e o presidente disputam o controle da Libéria com armas em punho, as mulheres, primeiramente as cristãs e depois as muçulmanas, formam uma liga que exige a paz.

O grupo protesta, busca os dois lados do conflito e garante que eles comecem a negociar o fim da guerra, apenas com camisetas brancas, cartazes e muita convicção.

A união da força feminina culmina na queda do governo de Charles Taylor e a eleição de Ellen Johnson-Sirleaf, primeira mulher africana a se tornar presidente.

O filme une entrevistas, imagens de arquivo e cenas dos dias atuais na Libéria, que juntos recontam as experiências e memórias das mulheres que participaram do movimento.

Leia mais

Especial

Direção: Gini Reticker. Duração: 72 minutos. Classificação etária: 12 anos.
As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

[an error occurred while processing this directive]