Com filme de Caio Blat, mostra exibe crianças com dramas intensos

Em outubro, a programação de cinema do Sesc Santana (zona norte de São Paulo) traz filmes que retratam o amadurecimento de personagens infantis com dramas intensos. A mostra "Voltas da Infância" segue até 25 de outubro, sempre às terças-feiras, e tem sessões grátis.

Entre os longas que serão exibidos estão "O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias", de Cão Hamburger, e o italiano "A Culpa é do Fidel", de Julie Gavras.

Crédito: Divulgação Cena do filme "O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias", do diretor brasileiro Cao Hamburger, com Caio Blat
Cena do filme "O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias", do diretor brasileiro Cao Hamburger, com Caio Blat

Confira a programação e sinopse dos filmes:

O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias - 4 de outubro, 20h
Mauro é um garoto mineiro de 12 anos, que adora futebol e jogo de botão. Um dia sua vida muda completamente, já que seus pais saem de férias de forma inesperada. Na verdade os pais de Mauro foram obrigados a fugir da perseguição da ditadura militar, tendo que deixá-lo com o avô paterno que sofre problemas e deixa o menino com Shlomo, um velho judeu solitário que é seu vizinho.


Machuca - 11 de outubro, 20h
Gonzalo Infante é um garoto que estuda no Colégio Saint Patrick, o mais conceituado de Santiago. Gonzalo mora em um bairro nobre da cidade com sua família. O padre McEnroe, diretor do colégio, inspirado no governo de Salvador Allende decide implementar uma política que faça com que alunos pobres também estudem no Saint Patrick. Um deles é Pedro que, assim como os demais, fica deslocado em meio aos antigos alunos da escola. Provocado, Pedro é segurado por trás e um deles manda que Gonzalo o bata, que se recusa a fazer isto e ainda o ajuda a fugir. A partir de então nasce uma amizade entre os dois garotos, apesar do abismo de classe existente entre eles.


Stella - 18 de outubro, 20h
Stella é uma garota argentina de 11 anos de idade que acaba de iniciar um novo curso numa escola de Paris. Mas sua vida, mesmo, transcorre dentro de um bar cujos pais exilados são donos. Um refúgio para a classe trabalhadora, que cai na bebida, faz apostas, fala de futebol e outras amenidades até o dia amanhecer. Para Stella, a escola é complicada. Mais do que os estudos, o que ela não suporta são as humilhações dos professores e amigos por causa de sua origem. Graças a sua única amiga, também filha de intelectuais argentinos exilados, Stella vai vislumbrar um mundo que não conhece.


A Culpa é do Fidel - 25 de outubro, 20h
Anna de la Mesa tem 9 anos, mora em Paris e leva uma vida regrada e tranquila, dividida entre a escola católica e o entorno familiar. O ano é 1970 e a prisão e morte do seu tio espanhol, um comunista convicto, balança a família. Ao voltar de uma viagem ao Chile, logo após a eleição de Salvador Allende, os pais de Anna estão diferentes e a vida familiar muda por completo: engajamento político, mudança para um apartamento menor, trocas constantes de babás, visitas inesperadas de amigos estranhos e barbudos. Assustada com essa nova realidade, Anna resiste à sua maneira. Aos poucos, porém, realiza uma nova compreensão do mundo.

Acesse o site Catraca Livre para saber informações sobre eventos gratuitos ou populares.

Mostra Voltas da Infância - Sesc Santana - av. Luiz Dumont Villares, 579, Santana, zona norte, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/2971-8700. 4, 11, 18 e 25 de outubro: 20h. Grátis.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais