Novo filme de Woody Allen traz jogo de tensão envolvendo irmãos

"O Sonho de Cassandra" ("Cassandra's Dream", 2007, EUA/Inglaterra/França), novo filme do cineasta Woody Allen, deixa de lado a comédia, gênero muito trabalhado pelo diretor, e investe em um drama psicológico com referências à tragédia grega, que inclusive origina o título do filme.

Crédito: Divulgação
Filme conta a história de dois irmãos que se envolvem em um crime para melhorar de vida

O longa de 108 minutos se passa na Londres atual e narra a história de dois irmãos, interpretados por Ewan Mc Gregor e Colin Farrell, em busca de uma vida melhor e soluções para seus problemas financeiros.

Um deles é um apostador que contrai uma dívida imensa. O outro é um homem ambicioso que, ao se apaixonar por uma garota --representada pela bela estreante Hayley Atwell--, começa a fingir ter bens e dinheiro.

A trama inicia quando eles recebem uma proposta que pode financiar a realização de todos os seus projetos, porém envolve um crime. O jogo de tensão a partir daí criado tem na trilha sonora feita por Philip Grass uma de suas maiores aliadas.

Ascensão social

Seguindo caminho similar do percorrido em "Match Point - Ponto Final" (2005), Woody Allen apresenta um de seus filmes mais densos.

Assim como na obra de 2005, a classe média está em oposição à sofisticação da vida dos ricos. No enredo, muitos dos personagens estão focados na questão financeira e no sucesso profissional e parecem dispostos a lutar com todas as armas para subir um degrau da pirâmide social.

Entretanto, se por um lado um dos protagonistas se aproxima da obstinação e falta de escrúpulos do personagem central de "Match Point", a oposição fica a cargo do irmão que mergulha em uma espiral de sensações como a culpa e a necessidade de "passar uma esponja e limpar o que aconteceu".

Outro ponto que marca a diferença entre os filmes é que "Match Point" aborda a existência da sorte, enquanto "O Sonho de Cassandra" traz o destino e os presságios como fortes índices do desenrolar da narrativa.

A família tem um papel fundamental no longa-metragem --há a idéia de que os integrantes de um mesmo clã devem se apoiar em qualquer tipo de situação.

Aqueles que esperam ver o diretor atuando no filme ficarão decepcionados. Desta vez, Allen se restringe ao trabalho por trás das câmeras. A fotografia é de Vilmos Zsigmond.

Também estão no elenco os atores Tom Wilkinson e Sally Hawkins. A estréia de "O Sonho de Cassandra" está prevista para o dia 1º de maio.

Leia mais

Especial

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais