Cinemateca recebe 2ª Jornada Brasileira de Cinema Silencioso

A Cinemateca Brasileira, em São Paulo (SP), apresenta de 8 a 17 de agosto a 2ª Jornada Brasileira de Cinema Silencioso. Serão exibidos 29 filmes silenciosos do início do século 20, todos acompanhados por música ao vivo.

A mostra recebe a curadoria musical do compositor Lívio Tragtenberg. Os filmes terão trilhas sonoras compostas ou arranjadas especialmente para as projeções, que serão feitas em 35 mm. Cinco grupos e 22 músicos de estilos musicais variados se apresentarão.

Crédito: Divulgação
Filme do diretor Furusato será exibido na Jornada de Cinema

Em homenagem ao centenário da imigração japonesa, são destaques da programação clássicos japoneses das décadas de 1920 e 1930, cedidos pelo Museu Nacional de Arte Moderna / Centro Nacional de Cinema de Tóquio.

Além da exibição de clássicos raros de grandes cineastas que influenciaram gerações --como F.W. Murnau, King Vidor, Yasujiro Ozu, Kenji Mizoguchi, Mário Peixoto e Humberto Mauro--, estudiosos e especialistas comandarão palestras e mesas-redondas sobre temas ligados ao cinema.

O historiador italiano Paolo Cherchi Usai, diretor da National Film and Sound Archive da Austrália, comanda uma conferência sobre a nova história do cinema.

Entre as produções estão "Aurora" ("Sunrise", 1927, EUA), de F.W. Murnau, "A Pecadora Sem Mácula" ("The Woman Disputed", 1928, EUA), de Henry King e Sam Taylor, "O Grande Desfile" ("The Big Parade", 1925, EUA), de King Vidor, e "Limite" (1931, Brasil), de Mário Peixoto, entre outros.

A programação completa do evento está disponível no site www.cinemateca.gov.br. A entrada é gratuita e os convites estarão à disposição com um hora de antecedência na bilheteria.

Cinemateca Brasileira - largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Mariana, São Paulo, SP. Tel: 0/xx/11/3512-6111. Sex. (8) a dom. (17). Grátis.

Leia mais

Livraria da Folha

Especial

As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais