Festival traz o vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro

O longa "Os Falsários" ("Fälscher, Die", Áustria/Alemanha, 2007), que recebeu o Oscar de melhor filme estrangeiro este ano, foi escolhido para encerrar o 12º Festival de Cinema Judaico, que acontece de terça (5) a domingo (10) em seis salas da capital paulista.

Crédito: Divulgação
"Os Falsários", vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro em 2008, encerrará o evento

O drama evidencia uma parte pouco conhecida da história germânica. Usando o nazismo e o holocausto judeu como pano de fundo --temas utilizados no premiado "O Pianista" ("Le Pianiste", França, 2002) e no polêmico "A Queda" ("Der Untergang", Alemanha, 2004)-- o objetivo principal foi mostrar a história real da maior operação de falsificação de todos os tempos.

Com direção de Stefan Ruzowitzky, o filme fala sobre o judeu Salomon Sally Sorowitsch (Karl Markovics), que foi preso por soldados alemães durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) acusado de falsificar documentos e dólares em Berlim (capital da Alemanha).

Após um tempo detido, Sorowitsch é mandado para o campo de concentração de Sachsenhausen, onde é obrigado a se juntar a outros judeus e utilizar suas habilidades para produzir milhares de notas falsas, liderando o Projeto Bernhard --cujo objetivo era desestabilizar a economia da Grã-Bretanha e dos Estados Unidos. Com o dinheiro produzido, a Alemanha pretendia financiar a guerra e aparentar crescimento da economia.

"Os Falsários" será exibido no próximo domingo (10) no Cinemark do shopping Pátio Higienópolis (região oeste de São Paulo). O público também poderá assistir na terça-feira (5) ao "Lemon Tree" ("Etz Limon", Israel/Alemanha/França, 2008), escolhido como melhor filme pelo júri popular do Festival de Cinema de Berlim em 2008.

Festival

O 12º Festival de Cinema Judaico adotou como tema desta edição os 60 anos de Israel e dividiu os 36 filmes selecionados em quatro gêneros: ficção, documentário, Israel 60 e pré-estréias nacionais. As exibições acontecem na Hebraica (teatro Arthur Rubinstein e Anne Frank), no Centro de Cultura Judaica, no CineSesc, no Cinemark (Pátio Higienópolis) e na Livraria Cultura (Teatro Eva Herz).

Em alguns locais, a entrada é gratuita ou o convite é retirado após a doação de um quilo de alimento. Confira a programação completa no site: www.fcjsp.com.br.

Leia mais

Livraria da Folha

Especial

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais