Cinemateca Brasileira exibe ciclo de documentários espanhóis

A Cinemateca Brasileira, em parceria com a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, exibe entre os dias 3 (quarta-feira) e 7 (domingo) de setembro uma seleção de sete documentários espanhóis inéditos no circuito comercial. A maioria dos filmes fala sobre problemas urgentes da Espanha contemporânea, como a imigração, o racismo, os conflitos étnicos e a xenofobia.

Crédito: Reprodução
"Extranjeras" (2003), de Helena Taberna, exibe mulheres que precisam se adaptar a novo país

"El Otro Lado un Acercamiento a Lavapies" (2003), de Básel Ramsis, investiga o surgimento dos guetos e o convívio diário entre chineses, latino-americanos, árabes, hindus, africanos e espanhóis em um bairro de Madri.

"Extranjeras" (2003), de Helena Taberna, oferece uma visão sobre a experiência de mulheres das mais diversas etnias que têm de sobreviver em um novo contexto, lutando para preservar seus costumes.

"El Cielo Gira" (2004), de Mercedes Álvarez, capta o fim de uma pequena comunidade ao norte da Espanha. "El Tren de la Memoria" (2005), de Marta Arribas e Ana Pérez, documenta a história de imigrantes espanhóis que, nos anos 60, deixaram sua terra natal para tentar uma vida melhor em outros países.

Destaques
Os destaques do ciclo são: "En Construcción" (2001), de José Luis Guerín, e "La Pelota Vasca - La Piel Contra la Piedra" (2003), de Julio Medem. Ganhador do prêmio Goya de melhor documentário em 2002 --tradicional premiação do cinema espanhol--, "En Construcción" (2001) capta as transformações de um bairro popular de Barcelona, ameaçado por um projeto de reforma.

Medem é autor dos longas de ficção "Os Amantes do Círculo Polar" ("Los Amantes del Círculo Polar", 1998), "Lúcia e o Sexo" ("Lucía y el Sexo", 2001) e "Caótica Ana" (idem, 2007), lançados comercialmente no Brasil. "La Pelota Vasca - La Piel Contra la Piedra" busca compreender os múltiplos aspectos do conflito basco, cujo braço armado é o famoso ETA (organização separatista).

Completa a programação "Un Instante en la Vida Ajena" (2003), de José Lui López-Linares, que ganhou o prêmio Goya de melhor documentário em 2004. O filme narra a história da "pioneira" Madronita Andreu, que, no fim do século 19, filmou sua família e seu círculo de amizades.

A programação pode ser consultada no site www.cinemateca.gov.br.

Cinemateca Brasileira - lgo. Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino, região sul, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/5084-2177. Qua. a dom. Até 7/9. 16 anos. Ingr.: R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia-entrada). Grátis para estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas, mediante apresentação da carteirinha.

Leia mais

Livraria da Folha

Especial

As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais