Com delicadeza, "Linha de Passe" mostra família da periferia de SP

A vida de uma família na periferia de São Paulo (SP) e sua luta para sobreviver e realizar sonhos são os itens centrais do filme "Linha de Passe" (Brasil, 2008), de Walter Salles e Daniela Thomas, que chega às telonas nesta sexta-feira (5).

Crédito: Divulgação
Quatro irmãos e sua mãe são personagens centrais do filme "Linha de Passe" (2008)

O longa --exibido no Festival de Cannes em maio deste ano-- rendeu a Sandra Corveloni o prêmio de melhor atriz, pela interpretação de Cleuza. A personagem é a chefe dessa família, formada por ela e seus quatro filhos, Dênis (João Baldasserini), Dinho (José Geraldo Rodrigues), Dario (Vinícius de Oliveira) e Reginaldo (Kaique de Jesus Santos).

Cleuza tem 42 anos, é empregada doméstica e está grávida do quinto filho. Aparentemente, criou os outros quatro sozinha, sem a ajuda dos pais, e é assim que criará o que está a caminho. Essa falta da figura paterna é um dos temas do filme, e tal aspecto se intensifica na figura de Reginaldo --único filho negro, o caçula da família. O rapaz tem como fixação encontrar o pai, que é ou foi motorista de ônibus. Em sua busca, acaba rodando pelos circulares da capital, fazendo com que a mãe passe por momentos de muita aflição.

Crédito: Divulgação
"Linha de Passe", que estréia nesta sexta (5), mostra família da periferia de São Paulo (SP)

Dênis, o filho mais velho, é motoboy, tem um filho e trabalha para pagar sua moto e a pensão da criança. Dinho se tornou religioso após um passado obscuro e tenta sobreviver trabalhando como frentista de um posto de gasolina.

Já Dario, prestes a completar 18 anos, luta para passar pelas peneiras de clubes de futebol. Mas como a idade conta muito para o início da carreira de um jogador, o jovem parece estar tendo as últimas chances para se tornar um atleta profissional. No papel, está Vinícius de Oliveira, conhecido pela atuação como o menino Josué, no premiado filme "Central do Brasil" (1998).

O filme não mostra somente como cada um dos familiares leva sua vida ou como eles buscam atingir seus sonhos, mas também apresenta, de forma delicada e direta, como é difícil se manter dentro da lei e levar uma vida equilibrada quando o dinheiro falta e a vida parece, em determinados momento, sofrida demais.

Leia mais

Livraria da Folha

Especial

Direção: Walter Salles e Daniela Thomas. Duração: 108 minutos. Classificação etária: 14 anos.
As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais