Caixa Cultural reúne filmes alemães produzidos no pós-guerra

A Caixa Cultural exibe, a partir da próxima terça-feira (7), a mostra Novo Cinema Alemão Anos 60-80: Fassbinder, Herzog, Wenders, uma reunião de filmes produzidos no pós-guerra que colocam em questão a vida alemã no período. Com curadoria de Ruy Gardnier, o ciclo apresenta produções (em 16mm e alguns títulos em DVD) de três grandes cineastas alemães representantes desta fase: Rainer Werner Fassbinder, Werner Herzog e Wim Wenders.

Crédito: Divulgação
"O Enigma de Kaspar Hauser" será exibido na mostra da Caixa Cultural

A mostra ficará em cartaz até o dia 19, com exibições diárias das 14h30 às 19h. A entrada é franca, mas é necessário retirar ingresso com até uma hora de antecedência.

Os três realizadores formam a trinca de autores decisivos do Novo Cinema Alemão, levando ao reconhecimento também novos atores, como Rudiger Vogler (nos filmes de Wenders), Hanna Schygulla, Margit Carstensen, Ingrid Caven e Harry Baer (nos de Fassbinder), Bruno S. e Klaus Kinski (nos de Herzog).

Fazem parte do ciclo filmes como "As Lágrimas Amargas de Petra Von Kant" (1972), "Aguirre, a Cólera dos Deuses" (1972), "O Enigma de Kaspar Hauser" (1974), "O Casamento de Maria Braun" (1978), "Nosferatu, o Vampiro da Noite" (1979) e "Movimento em Falso" (1975).

Essa fase do cinema alemão é caracterizada pela produção de filmes crus, em que a geografia urbana aparece desertificada e as relações entre as pessoas parecem não exercer nenhum calor humano.

No dia 16 de outubro, às 18h, o curador Ruy Gardnier e o crítico de cinema da Folha Inácio Araújo realizarão uma palestra aberta ao público, com o título Novo Cinema Alemão, Anos 60-80: Impactos e Repercussões. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 0/xx/11/3321-4400.

A programação completa do evento pode ser consultada no site www.caixacultural.com.br.

Leia mais

Livraria

Especial

Endereço: Pça. da Sé, 111, região central, São Paulo, SP. Grátis. Classificação etária: 16 anos.
As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais