Cinemateca Brasileira exibe filmes portugueses até domingo

A Cinemateca Brasileira, em parceria com o Instituto Camões/Embaixada de Portugal, exibe até este domingo (9) uma seleção de filmes portugueses produzidos no final dos anos 1990 e início dos anos 2000. Todas as sessões têm entrada gratuita.

Crédito: Divulgação

Obras recentes de cineastas veteranos, que iniciaram suas carreiras no cinema político dos anos 1960 e 1970, serão apresentadas ao lado de filmes dirigidos por novos diretores.

Fazem parte da programação "Non ou a Vã Glória de Mandar" (1990), de Manoel de Oliveira, "Ossos" (1997), de Pedro Costa, prêmio de melhor fotografia no Festival de Veneza de 1997, "Tráfico" (1998), de João Botelho, comédia em homenagem ao cineasta Luis Buñuel, "Tarde Demais" (2000), filme recente de José Nascimento.

O ciclo ainda apresenta "A Passagem da Noite" (2003), de Luís Filipe Rocha, filme produzido para o público jovem e "O Milagre Segundo Salomé" (2004), primeiro longa-metragem de Mário Barroso, diretor de fotografia que trabalhou com Manoel de Oliveira e João César Monteiro.

"Uma Abelha na Chuva" (1971), de Fernando Lopes, baseado no romance homônimo do escritor neo-realista Carlos de Oliveira também serão exibidos.

A maioria dos títulos são inéditos no circuito comercial brasileiro. A mostra faz parte das várias ações culturais que celebram os 200 anos da chegada da Família Real ao Brasil.

A programação completa pode ser consultada no site www.cinemateca.gov.br.

Leia mais

Livraria

Especial

Endereço: lgo. Senador Raul Cardoso, 207, São Paulo, SP. Grátis. Classificação etária: 16 anos.
As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais