No premiado "O Lutador", Mickey Rourke leva Randy à decadência

Quando ele vai cair? Aliada à sensação de decadência e desamparo, é essa a pergunta que permeia os 115 minutos de duração do longa-metragem "O Lutador" ("The Wrestler", EUA, 2008), que chega aos cinemas nacionais nesta sexta-feira (13). Darren Aronofsky ("Réquiem para um Sonho", 2000) assina a direção.

Crédito: Divulgação

No papel central está Mickey Rourke, que interpreta Randy "The Ram" Robinson, em português, o Carneiro. Randy é um lutador que fez muito sucesso nos anos 80, mas que agora participa de competições de luta livre enquanto atrasa seu aluguel, faz bicos, não fala com sua filha e tem como melhor amiga uma stripper, Cassidy, vivida por uma exuberante Marisa Tomei.

A dupla foi indicada ao Oscar --Rourke concorre à estatueta de melhor ator e Tomei, de atriz coadjuvante. A produção já ganhou dois Globos de Ouro, nas categorias de melhor ator em filme dramático (Rourke) e melhor canção ("The Wrestler", de Bruce Springsteen).

Veja as mudanças na aparência do ator Mickey Rourke para atuar no filme

A vida fica ainda mais conturbada para Randy quando, após uma luta, ele vai parar no hospital e fica impedido de lutar. Nesse meio tempo, decide retomar o relacionamento com sua filha Stephanie --no papel, está a jovem Evan Rachel Wood.

Mas tanto o plano de ser um bom pai quanto a possibilidade de um relacionamento amoroso com Cassidy podem deixar de representar prioridades em sua vida quando Randy tem a chance de saborear, mais uma vez, o sucesso que um dia conheceu.

Crédito: Divulgação

Comparação

É impossível não traçar um paralelo entre o filme e a própria trajetória de Rourke. Nascido em 1952, o ator ganhou aos 12 anos sua primeira luta de boxe.

Rourke teria que passar por 16 lutas e então disputar um título mundial. No entanto, ele se aposentou após sete confrontos e nunca alcançou seu objetivo. Sua carreira profissional durou de 1991 a 1995 e resultou em graves lesões faciais, que exigiram uma série de operações para reparar o seu rosto.

Como ator, antes de se focar no esporte, Rourke trabalhou em filmes como "O Selvagem da Motocicleta" (1983), "9 1/2 Semanas de Amor" (1986) e "Orquídea Selvagem" (1989). Recentemente, esteve em "Sin City" (2005), filme que marcou a retomada de sua participação em grandes produções.

Informe-se sobre o evento

Leia mais

Livraria da Folha

Direção: Darren Aronofsky. Duração: 115 minutos. Classificação etária: 14 anos.
As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais