Festival É Tudo Verdade exibe 57 documentários de 20 países

Começa nesta quinta-feira (26), após abertura exclusiva para convidados, a 14ª edição do É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários. Doze produções brasileiras inéditas, entre longas, médias e curtas-metragens, além de títulos internacionais premiados estão entre os destaques da programação, que reúne 57 obras de 20 países diferentes. A entrada nas sessões é gratuita.

Crédito: Divulgação
Filme "Moscou", dirigido por Eduardo Coutinho, integra a programação do É Tudo Verdade

O evento fica em cartaz até 5 de abril, simultaneamente em São Paulo e no Rio de Janeiro, com itinerância a seguir em Brasília (13 a 26 de abril). A partir desta edição a mostra passa a acontecer duas vezes por ano. Nesta quarta, tem início o É Tudo Verdade 2009 - Mostras Competitivas; já o É Tudo Verdade 2009 - Mostras Especiais será realizado no segundo semestre, também em São Paulo e no Rio.

A mudança tem o objetivo de ampliar o número de sessões de cada obra e aumentar a presença dos documentários no calendário anual, organizando uma grande mostra por semestre.

Competições

Sete documentários nacionais inéditos concorrem ao Prêmio CPFL/É Tudo Verdade de R$ 100.000 e a um troféu criado por Carlito Carvalhosa. Os títulos em disputa são: "A Chave da Casa", de Paschoal Samora e Stela Grisotti, "Cidadão Boilesen", de Chaim Litewski, "Cildo", de Gustavo Rosa de Moura, "Corumbiara", de Vincent Carelli, "Garapa", de José Padilha, "Moscou", de Eduardo Coutinho, e "Sobreviventes", de Miriam Chnaidermann e Reinaldo Pinheiro.

Nove produções competem na categoria de curta-metragem. São elas "A Arquitetura do Corpo", de Marcos Pimentel, "A Casa dos Mortos", de Débora Diniz, "Chapa", de Tatiana Toffoli, "Confessionário", de Leonardo Sette, "Leituras Cariocas", de Consuelo Lins, "Nello's", de André Ristum, "No Tempo de Miltinho", de André Weller, "Samba de Quadra", de Gustavo Mello e Luiz Ferraz, e "Ser Tão", de Luiz Guilherme Guerreiro.

Doze longas e médias-metragens internacionais inéditos no Brasil foram selecionados para a competição da categoria e outros nove títulos disputam a competição internacional de curtas.

O festival promove ainda a 9ª edição da Conferência Internacional do Documentário, coordenado por Maria Dora Mourão e correalizado pelo Cinusp - Paulo Emílio e pelo Sesc-SP.

A programação completa do evento está disponível no site www.etudoverdade.com.br.

Leia mais

Leia outras notícias de Cinema

Especial

Livraria

As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais