Cinemateca Brasileira homenageia os 50 anos da nouvelle vague

A partir desta quarta-feira (13), a Cinemateca Brasileira (região sul de São Paulo), com o apoio da Cinemateca da Embaixada da França, apresenta uma retrospectiva em homenagem aos 50 anos da nouvelle vague. A mostra Mademoiselle Nouvelle Vague vai exibir até 2 de agosto mais de 50 títulos, contando com películas raras do acervo da instituição e da cinemateca da Embaixada da França.

Crédito: Divulgação

O ciclo reúne os filmes mais marcantes do movimento e também trabalhos de diretores, como Jean Renoir e Jean Vigo, além de obras de temas e personagens que dialogam diretamente com a vanguarda francesa que mudou o perfil do cinema autoral em todo o mundo a partir do início dos anos 1960.

Os grandes nomes do movimento, como Jean-Luc Godard, François Truffaut, Eric Rohmer, Alain Resnais, Louis Malle e Claude Chabrol, estão representados por uma seleção de títulos, que vai desde seus primeiros filmes, realizados no final da década de 1950, até produções do final dos anos 1960.

Neste contexto, o público terá a oportunidade de ver produções como "A Colecionadora", "A Padeira do Bairro", "A Carreira de Suzane", e "Minha Noite com Ela", todos de Eric Rohmer, ou "Beijos Proibidos", "Antoine e Colette", "A Noiva Estava de Preto", "Os Incompreendidos" e "A Sereia do Mississipi", de François Truffaut.

Neste mês inaugural da mostra, a programação se divide em Primeiros Filmes (longas-metragens de estreia de grandes diretores da nouvelle vague), Cinefilia (filmes que fizeram a cabeça dos cineastas de vanguarda e obras que tematizam o próprio cinema) e Romance (um dos temas mais caros aos cineastas do movimento).

Os ingressos para as sessões custam R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia-entrada). Estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas têm direito à entrada gratuita.

A programação completa do evento pode ser consultada no site www.cinemateca.gov.br.

Leia mais em Cinema

Leia mais no Guia da Folha Online

Especial

End.: lgo. Senador Raul Cardoso, 207, região sul, São Paulo, SP. Classif. etária: de acordo com o filme.
As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais