Festival É Tudo Verdade exibe documentário sobre Toninho do PT

Crédito: Divulgação
"Ecos", sobre a trajetória do ex-prefeito de Campinas, Toninho, integra É Tudo Verdade

Começa nesta terça-feira (1º), depois de sessão especial para convidados realizada um dia antes (31), a segunda parte da 14ª edição do festival de documentários É Tudo Verdade, em São Paulo.

Pela primeira vez, neste ano, o evento é dividido em mostra competitivas, em março e abril, e mostras especiais, exibidas na Cinemateca (região sul da capital paulista) no segundo semestre. As sessões vão até a próxima segunda-feira (7/9).

Um dos destaques desta segunda fase é o ciclo O Estado das Coisas, que lança o documentário brasileiro "Ecos" (2007), de Pedro Henrique França e Guilherme Manechini, sobre a trajetória de Toninho do PT, ex-prefeito de Campinas assassinado em 2001. Outra estreia do ciclo é ainda o brasileiro "Fordlândia" (2008), de Daniel Augusto e Marinho Andrade, sobre a criação, pelo magnata Henry Ford, de uma cidade no Pará, para a produção de látex.

Crédito: Divulgação
"Fordlândia" conta a criação de uma cidade no Pará pelo magnata norte-americano Henry Ford

É Tudo Verdade promove também retrospectiva inédita da obra documental do francês Louis Malle, que ganhou a Palma de Ouro em Cannes em 1956, pela produção "O Mundo do Silêncio", dirigido em parceria com o pesquisador Jacques Cousteau.

Entre os filmes dirigidos por Malle, serão exibidos "Vive le Tour" (1962), em que mostra a prova ciclística de seu país pelo olhar dos retardatários, "A Busca da Felicidade" (1986), sobre a vida de imigrantes nos EUA, e "O País de Deus" (1986), um retrato de opiniões e da religião de habitantes de Minnesotta.

Novos filmes do norte-americano Robert Drew, como "Um Presidente a Lembrar na Companhia de John F. Kennedy" (2008), e do cineasta uruguaio Gonzalo Arijon, a exemplo de "Olhos Bem Abertos" (2009), integram a programação do festival.

Crédito: Divulgação
"Vive le Tour", de Louis Malle, será exibido em É Tudo Verdade, na cidade de São Paulo

Veja abaixo sessões programadas para terça, quarta e quinta-feira.

Terça-feira (1º)

Cinemateca Brasileira - sala BNDES

14h30 - "Capturando a Realidade: A Arte do Documentário" ("Capturing Reality: The Art of Documentary", Canadá, 2008)
Direção: Pepita Ferrari. 97 min. Diretora ouve 38 documentaristas, de 14 países, para traçar um painel do gênero, cujas fronteiras frente à ficção estão cada vez mais em discussão.
Informe-se sobre o evento

16h30 - "Um Povo nas Sombras" ("A People in the Shadows", Irã, 2008)
Direção: Bani Khoshnoudi. 90 min. Um mosaico ultrafragmentado da Teerã pós-revolucionária, uma moderna metrópole de 14 milhões de habitantes.
Informe-se sobre o evento

18h30 - Programa 1
93 min. Serão exibidos "Vive le Tour" e "Humano Demasiadamente Humano", ambos de Louis Malle.

20h30 - "Ecos" (Brasil, 2007)
Direção: Pedro Henrique França e Guilherme Manechini. 85 min. Documentário sobre o ex-prefeito de Campinas Antônio da Costa Santos, o Toninho do PT, assassinado em 10 de setembro de 2001.
Informe-se sobre o evento

Quarta-feira (2)

Cinemateca Brasileira - sala BNDES

14h30 - "Cartas ao Presidente" ("Letters to the President", Grécia, 2009)
Direção: Petr Lom. 74 min. Filme apresenta uma radiografia de um dos métodos populistas do presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad: o estímulo a que a população lhe escreva cartas, contando seus problemas.
Informe-se sobre o evento

16h30 - Programa 2
102 min. Serão exibidos "50 Anos de Arraial do Cabo", de Mario Carneiro e Paulo Saraceni, e "A Etnografia da Amizade", de Ricardo Miranda.

18h30 - "Índia Fantasma - Episódio 1 - A Câmera Impossível" e "Episódio 7 - Bombaim L'Inde Fantôme" (França, 1969)
Direção: Louis Malle. 106 min. Diretor, acompanhado do fotógrafo Etienne Becker e do técnico de som Jean-Claude Laureux, mergulha numa viagem à Índia e filma instintivamente tudo o que lhes chama a atenção.
Informe-se sobre o evento

20h30 - "Fordlândia" (Brasil, 2008)
Direção: Daniel Augusto e Marinho Andrade. 48 min. Pioneiro da indústria automobilística, Henry Ford cria, em 1928, numa gleba na Amazônia, a cidade de Fordlândia para livrar suas fábricas da dependência do látex produzido pela Malásia. O projeto é abandonado em 1945. Mais de 60 anos depois, um antigo morador revisita o local.
Informe-se sobre o evento

Quinta-feira (3)

14h30 - "A Rainha e Eu" ("The Queen and I", Suécia, 2008)
Direção: Nahid Sarvestani. 89 min. Documentário sobre o encontro da diretora com a ex-imperatriz iraniana Farah Diba Pahlevi, que ocupavam lados opostos do espectro político do Irã. No filme, elas compartilham experiências de exílio e perdas.
Informe-se sobre o evento

16h30 - "Fordlândia"
Informe-se sobre o evento

18h30 - "Place de la Republique" (França, 1973)
Direção: Louis Malle. 94 min. Diretor passa dez dias numa das praças mais movimentadas de Paris entrevistando as pessoas que ali trabalham.
Informe-se sobre o evento

20h30 - "Olhos Bem Abertos ("Ojos Bien Abiertos", França/Uruguai/Equador, 2009)
Direção: Gonzalo Arijon. 112 min. Inspirado no livro "As Veias Abertas da América Latina", de Eduardo Galeano, o diretor uruguaio faz uma viagem poética e política por alguns países da América Latina.
Informe-se sobre o evento

Leia mais em Cinema

Leia mais no Guia da Folha Online

Especial

Livraria

As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais