Mostra em unidade do Sesc reúne 11 filmes que falam de cinema

Crédito: Divulgação
Filme "Oito e Meio", sobre crise criativa de diretor, integra mostra A Magia do Cinema

Até 7 de outubro, o Sesc Ipiranga (região sul da capital paulista) reúne filmes que reverenciam a arte que ajudam a consolidar: o cinema. O ciclo A Magia do Cinema, que começou nesta quarta-feira (2), mostra, com 11 títulos, o quanto a sétima arte gosta de falar de si mesma.

Integram a programação filmes como "A Rosa Púrpura do Cairo" (1984), de Woody Allen, que discute a relação fantástica entre espectadores e o cinema. Do outro lado, há títulos concentrados sobre a produção cinematográfica: como "Oito e Meio" (1963), de Fellini, sobre a crise de esgotamento de um cineasta, e, radicalmente diferente, o nacional "Saneamento Básico" (2007), de Jorge Furtado, que se debruça sobre uma comunidade que decide produzir um filme sobre uma obra da cidade.

As sessões acontecem às quartas e sextas, às 19h, e têm entrada gratuita. Para assisti-las, é preciso retirar o ingresso com uma hora de antecedência.

Crédito: Divulgação
"Saneamento Básico" é um dos filmes nacionais que fazem parte da programação

Programação

Sexta (4), 19h - "Tapete Vermelho" (Brasil, 2006)
Direção: Luiz Alberto Pereira. 102 min. Livre.
Uma bela homenagem feita pelo cinema ao grande Mazzaropi. Um casal de caipiras leva o filho Neco de nove anos para uma cidade a fim de assistir a um filme do artista no cinema. Mas os tempos mudaram e os cinemas desapareceram. No caminho, o trio cruza com tipos curiosos, provando que as lendas do sertão existem mesmo.

Quarta (9), 19h - "A Rosa Púrpura do Cairo" ("Purple Rose of Cairo", EUA, 1984)
Direção: Woody Allen. 72 min. Não recomendado para menores de 12 anos.
A solitária garçonete Cecilia é perdidamente viciada em filmes hollywoodianos. Fica totalmente surpresa quando o astro principal repentinamente sai da tela para conhecê-la. Encantada por seu charme, ela se apaixona, até que encontra o ator que o interpreta.

Sexta (11), 19h - "Os Picaretas" ("Bowfinger", EUA, 1999)
Direção: Frank Oz. 96 min. Livre.
Um produtor de filmes desprezado por Hollywood tem uma ideia genial para um grande sucesso de bilheteria: filmar um filme de ação com o maior astro do momento, mas sem ele saber que está sendo filmado.

Quarta (16), 19h - "Oito e Meio" ("Otto e Mezzo", Itália, 1963)
Direção: Federico Fellini. 138 min. Não recomendado para menores de 12 anos.
A maior das obras-primas de Fellini. Conta a história de Guido (Marcello Mastroianni), um cineasta em crise de inspiração que não consegue encontrar uma ideia para o seu próximo filme. Atormentado, começa a ser assombrado por sonhos e recordações de passagens marcantes de sua vida.

Sexta (18), 19h - "Cecil Bem Demente" ("Cecil B. DeMented", EUA, 2000)
Direção: John Waters. 87 min. Livre.
Uma comédia de ação sobre um cineasta lunático que, junto com sua gangue fanática por cinema, sequestra Honey Whitlock, a deusa número um de Hollywood, para forçá-la a atuar em seu filme terrorista underground.

Crédito: Divulgação
"A Rosa Púrpura do Cairo", de Woody Allen, também pode ser visto no ciclo do Sesc

Quarta (23), 19h - "Crepúsculo dos Deuses" ("Sunset Boulevard", EUA, 1950)
Direção: Billy Wilder. 110 min. Não recomendado para menores de 14 anos.
Gloria Swanson como Norma Desmond, uma ex-rainha do cinema mudo, e William Holden, como roteirista desconhecido, envolvido por ela, criaram dois inesquecíveis personagens neste filme. Da primeira cena até o inevitavelmente trágico desfecho, o filme é a palavra final sobre o lado cruel de Hollywood.

Sexta (25), 19h - "O Desprezo" ("Le Mépris", França/Itália, 1963)
Direção: Jean-Luc Godard. 99 min. Não recomendado para menores de 16 anos.
Considerado um dos melhores filmes de Godard e da nouvelle vague. Paul Javal é um roteirista que vai para Roma trabalhar numa adaptação de "A Odisseia", de Homero, que o diretor Fritz Lang está rodando na cidade.

Quarta (30), 19h - "A Noite Americana" ("La Nuit Américaine", França/Itália, 1973)
Direção: François Truffaut. 115 min. Não recomendado para menores de 16 anos.
Filme sobre a realização de outro filme. Além de observar os bastidores, ainda se vê o diretor François Truffaut atuando. A história acompanha a loucura das filmagens e os problemas das vidas particulares dos envolvidos.

Sexta (2/10), 19h - "Saneamento Básico" (Brasil, 2007)
Direção: Jorge Furtado. 112 min. Não recomendado para menores de 12 anos.
Os moradores de uma pequena vila reúnem-se para tomar providências sobre a construção de uma fossa para o tratamento do esgoto. Surge, então, a ideia de rodar um filme sobre a própria obra.

Quarta (7), 19h - "Ladrões de Cinema" (Brasil, 1977)
Direção: Fernando Campos. 127 min. Não recomendado para menores de 14 anos.
Um grupo de favelados assalta uma equipe de filmagem durante o carnaval e, com o equipamento roubado, resolve fazer um filme na favela. Uma ideia original, cujo resultado oferece a mesma e antiga receita: mostrar o carnaval do Rio, os morros, a comunidade, os malandros cariocas e as mulheres.

Sesc Ipiranga - auditório - r. Bom Pastor, 822, Ipiranga, região sul, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3340-2000. 50 lugares. Qua. e sex.: 19h. Até 7/10.

Leia mais em Cinema

Leia mais no Guia da Folha Online

Especial

Livraria

As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais