Diretor de fotografia Christian Berger ministra oficinas em SP

Uma das visitas mais esperadas da 33ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo é a do austríaco Christian Berger. Diretor de fotografia de "A Fita Branca" ("Das Weisse Band", 2009), vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes deste ano, Berger ministra duas oficinas sobre iluminação no começo de novembro.

Em "A Fita Branca", dirigido por Michael Haneke, Berger aplicou fotografia em preto e branco, criada para manter o elenco --especialmente o infantil-- confortável. Junto com Bartenbach Lichlabor, o diretor desenvolveu um novo sistema de iluminação, o Cine Reflect Light System. A técnica, que permite novas possibilidades à câmera e mais liberdade aos atores e diretores, foi utilizada em filmes como "A Professora de Piano" ("La Pianiste", 2001) e "Caché" (2005), e será o tema do workshop.

A primeira oficina, destinada a 20 profissionais do cinema, será na Cinemateca, na região sul de São Paulo, em 2 de novembro (segunda-feira), às 10h. Os interessados devem encaminhar, até esta quarta-feira (28), seu currículo para o e-mail profissionais@mostra.org. Os selecionados pagam R$ 100 de inscrição.

Já a segunda atividade acontece em 4 de novembro, na quarta-feira, às 10h, e será oferecida na FAAP, na região oeste de São Paulo, para 10 estudantes de cinema desta e de outras instituições. Os interessados devem encaminhar seus currículos para o e-mail oficina@mostra.org e responder à pergunta: "Que filme você destacaria pela sua fotografia e por quê?". Os escolhidos pagarão R$ 100 pela oficina.

Informe-se sobre os eventos através dos telefones 0/xx/11/3266-5549/ ou 0/xx/11/3266-5490.

Leia mais sobre a Mostra

Leia mais no Guia da Folha Online

Especial

Livraria

As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais