Em "London River", cristã e muçulmano se unem em busca dos filhos

Crédito: Divulgação
A atuação de Sotigui Kouyaté e Brenda Blethyn sustenta a trama do filme "London River"

O filme "London River", do diretor Rachid Bouchareb ("Dias de Glória"), une dois temas comuns no cinema: a dor da perda de um filho e a intolerância religiosa.

Interpretados pelo malinês Sotigui Kouyaté e pela britânica Brenda Blethyn ("Segredos e Mentiras"), um pai muçulmano e uma mãe cristã procuram pelos filhos, que desaparecem após os atentados contra a rede de transporte público de Londres, em 2005.

Participante do Festival de Berlim no início do ano, o longa terá duas exibições até o final da Mostra: nesta quarta-feira (28), no Espaço Unibanco Pompeia, e no feriado de segunda-feira (2), no Cine Bombril, ambos na região oeste.

Ganhador do Urso de Prata de melhor ator, Sotigui Kouyaté interpreta Ousmane, imigrante africano radicado na França. Nas buscas em Londres por seu filho, que não vê há anos, o muçulmano tem uma série de encontros casuais com Elisabeth Sommers (Blethyn), que também procura pela filha.

Interiorana e viúva, Sommers, depois de inúmeras ligações sem resposta à garota, corre para a capital inglesa com a esperança de encontrá-la. Ali, no entanto, tem apenas descobertas que considera desagradáveis: a desaparecida mora em um bairro de imigrantes, estuda árabe e é amiga (ou algo mais) do filho de Ousmane.

Nos encontros e desencontros dos protagonistas, o diretor Bouchareb consegue tratar da intolerância com tintas melancólicas. As atuações consistentes seguram o roteiro, que, vez ou outra, corre o risco de cair no lugar-comum. Kouyaté consegue interpretar um Ousmane contido, mas expressivo, e Blethyn caminha bem entre a dor e a intolerância.

No entanto, quando a dor fala mais alto, os opostos se atraem. Apesar das diferenças, a preocupação é uma só: encontrar os filhos.

Informe-se sobre o evento

Leia mais em Cinema

Leia mais no Guia da Folha Online

Especial

Livraria

As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais