CCBB exibe obra de Woody Allen e filme inédito do cineasta

Crédito: Divulgação

Com 73 anos, mais de 40 longas dirigidos e às vésperas de lançar "Tudo Pode Dar Certo" --que marca o retorno da locação de seus filmes a Nova York--, o cineasta Woody Allen ganha mostra completa no Centro Cultural Banco do Brasil. Na sede do espaço em São Paulo, na região central, A Elegância de Woody Allen começa nesta quarta-feira (18) e vai até 13 de dezembro.

Entre os filmes exibidos, é possível assistir a "O que Há, Tigresa?" (1966), o primeiro longa de Allen, nunca lançado no Brasil. Fitas mais antigas, como "Um Assaltante Bem Trapalhão" (1969) e "Bananas" (1971), também integram a agenda.

Os mais recentes --"Scoop - O Grande Furo" (2006), "O Sonho de Cassandra" (2007) e "Vicky Cristina Barcelona" (2008)-- marcam presença no festival, que tem, como ponto alto, a exibição de "Tudo Pode Dar Certo", previsto para estrear no circuito comercial paulistano somente em março de 2010. O filme tem sessão para convidados nesta quarta (18), às 19h, e aberta ao público na quinta (19), às 14h30.

Ainda integram o ciclo produções com roteiro ou atuação de Woody Allen, como "O que É que Há, Gatinha?" (1965), de Paul Mazursky.

Woody Allen

Crédito: Carlo Allegri/AP
Woody Allen, com 73 anos, é homenageado pelo Centro Cultural Banco do Brasil, em SP

Originalmente chamado Allan Stewart Königsberg, o cineasta iniciou-se na carreira do entretenimento aos 15 anos, quando começou a escrever para jornais e a participar de programas de rádio. Na década de 60, era conhecido por seus atributos como comediante.

Allen mantém, ao longo de sua carreira, produção cinematográfica intensa, em que atua como diretor, roteirista e/ou ator. Seus filmes são marcados pela ironia, por intrincados relacionamentos humanos e pelas neuroses típicas do homem contemporâneo e metropolitano. As grandes cidades, como Nova York --pano de fundo de grande parte de sua filmografia--, são colocadas, além de cenário, como atrizes coadjuvantes das tramas.

O cineasta foi premiado com o Oscar de melhor filme em 1977, por "Noivo Neurótico, Noiva Nervosa", que também levou o Oscar de melhor roteiro original. Em 1986, "Hannah e Suas Irmãs" garantiu o prêmio nessa mesma categoria.

Conheça a programação completa do evento neste link.

Informe-se sobre o local

Leia mais em Cinema

Leia mais no Guia da Folha Online

Especial

Livraria

As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais