Cinemateca mostra melodramas mexicanos até este domingo

Crédito: Divulgação
Columba Domínguez no filme "Manchada pelo Destino"

A partir desta quarta-feira (25), a Cinemateca Brasileira, na região sul de São Paulo, revive a época de ouro do cinema mexicano: os anos 40, quando os melodramas produzidos no país dominavam o mercado exibidor latino-americano. O espaço exibe, até este domingo (29), cinco filmes que nasceram de uma rica parceria do período, entre o cineasta Emilio Fernández e o fotógrafo Gabriel Figueroa.

Fernández começou no cinema em Hollywood, como figurante, na década de 1920. Em 1942, no México, estreou na direção com "La Isla de la Pasión", dando início a um trabalho marcado por referências culturais do país. "Flor Silvestre", de 1943, é sua primeira produção em parceria com Figueroa --que trabalhou com realizadores como Luis Buñuel, John Ford e John Huston. Os dois produziram mais de 20 filmes em 15 anos.

Na mostra promovida pela Cinemateca é possível assistir a "Flor Silvestre", que conta ainda com a estrela Dolores del Río, além de "As Abandonadas", "Coração Torturado", "La Perla" e "Manchada pelo Destino". Os ingressos para as sessões custam R$ 8, com meia-entrada a R$ 4.

O evento antecipa as comemorações do Centenário da Revolução Mexicana e do Bicentenário da Independência, em 2010.

Leia a programação completa aqui.

Leia mais em Cinema

Leia mais no Guia da Folha Online

Especial

Livraria

As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais