"Avatar", filme mais caro da história, é entretenimento sem culpa

Crédito: Divulgação

Prepare-se para assistir a cenas extasiantes, bichos fantásticos, paisagens naturais fluorescentes e belos seres esguios e azulados. São esses elementos que transformam "Avatar", estreia desta sexta-feira (18), em um dos filmes mais esperados deste ano.

Veja galeria de fotos de "Avatar"
Assista a trecho da produção

A produção integra o hall de projetos ambiciosos do diretor James Cameron, responsável pela direção de "Aliens - O Resgate" (1986) e "Titanic" (1997), ocupando o posto de mais grandioso --estima-se que seu custo total seja de US$ 500 milhões. Cameron esperou mais de dez anos para realizar "Avatar", pois acreditava que a tecnologia disponível na época não era suficiente para conduzir o trabalho como ele desejava.

Em 2005, o cineasta pode recuperar o projeto, fazendo uso de câmeras de alta captação de imagens e alta tecnologia de computação gráfica. Essas ferramentas permitiram não só que os cenários do filme tenham aspecto super-realista como também conferem aos personagens criados por computação gráfica a atuação real e integral dos atores.

A trama

O longa --longo mesmo, com 160 minutos-- nos apresenta o planeta Pandora. Ali, no ano de 2154, humanos organizam uma missão para explorar um mineral raro e valioso. O problema é que a maior fonte do material está sobre o território dos Na'vi, os nativos de Pandora, que têm relação estreita com a natureza à sua volta.

A missão humana envolve, ainda, um núcleo de pesquisas científicas, coordenado por Grace Augustine (Sigourney Weaver). O grupo desenvolve um projeto em que humanos transportam sua consciência para avatares, com aparência igual à dos Na'vi. Assim, podem negociar com os nativos e circular pelo solo de Pandora, cuja atmosfera é tóxica. É para integrar essa missão que o militar Jake Sully (Sam Worthington) chega ao planeta.

Crédito: Divulgação

Paraplégico, Sully vê na experiência uma forma de recuperar seus movimentos. Logo, ele conquista a confiança dos Na'vi e acaba por se envolver com Neytiri (Zoë Saldana), uma bela guerreira.

Não é surpresa que o militar se verá dividido entre a missão exploratória humana e a nova vida entre os nativos de Pandora. A trama é simples e previsível, o que faz com que o foco do filme se instale no aspecto estético, nos efeitos especiais e nas cenas de ação, bastante empolgantes.

Entre explosões, saltos e panoramas desse planeta fantástico, o diretor imprime mensagens relacionadas à nossa realidade atual. O alerta ecológico é uma delas: no filme, enquanto os terráqueos vivem a devastação do planeta natal, os Na'vi respeitam e cuidam da natureza. Nem por isso, entretanto, a trama ganha tom didático ou engajado. James Cameron assume seu cinema como puro entretenimento, e não parece se sentir culpado por isso. Muito menos os espectadores.

Informe-se sobre o evento

Leia mais em Cinema

Leia mais no Guia da Folha Online

Especial

Direção: James Cameron. Duração: 166 minutos. Não recomendado para menores de 14 anos.
As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais