Documentários da mostra É Tudo Verdade invadem seis cinemas em SP

Crédito: Divulgação
"Capitalismo: Uma História de Amor", de Michael Moore (foto), será exibido no É Tudo Verdade

Quem gosta de ver um bom documentário tem programa obrigatório, e gratuito, para os próximos dez dias. Maior festival do gênero que acontece na cidade de São Paulo, o É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários começa oficialmente nesta quinta-feira (8). A sessão de abertura é um "aperitivo" só para convidados, mas o público em geral pode já se organizar para o "prato principal" do evento --em sua 15ª edição-, com exibições que acontecem em salas de cinema da cidade a partir de sexta-feira (9) e seguem até o próximo dia 18.

Seis locais estarão mobilizados com a exibição dos curtas, médias e longas-metragens produzidos no Brasil e no exterior: o Espaço Unibanco de Cinema, o Centro Cultural do Banco do Brasil, a Cinemateca Brasileira, a Reserva Cultural, o Eldorado Cinemark e o Cinusp Paulo Emílio. Os ingressos são distribuídos com uma hora de antecedência ao início das sessões.

Na programação, há produções inéditas nacionais, o indicado ao Oscar deste ano --"O Homem Mais Perigoso da América: Daniel Ellsberg e os Documentos do Pentágono", dirigido por Judith Ehrlich e Rick Goldsmith--, a retrospectiva do diretor francês Alain Cavalier e uma homenagem a Benedito Junqueira Duarte, um dos produtores pioneiros de documentários no país. Outro destaque é "Notes on the Other", do brasileiro radicado na Espanha, Sergio Oksman, sobre o escritor Ernest Hemingway.

Paralelamente, será realizada a 10ª Conferência Internacional do Documentário na Cinemateca Brasileira, entre os dias 14 e 16, cujo tema será o uso de arquivos no cinema não ficcional. Os interessados em participar devem se inscrever por e-mail, informando nome completo, profissão, data de nascimento, número do R.G. e telefone para contato. São 200 vagas disponíveis.

O festival, fundado e dirigido pelo jornalista Amir Labaki, também dá prêmios aos documentários em seis categorias.

Para saber a programação completa e como chegar até as salas de cinema da mostra, acesse aqui.

Informações sobre eventos gratuitos e populares podem ser consultadas no site Catraca Livre.

Informe-se sobre o evento

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais