Ciclo inédito reúne personagens japoneses fora da lei

A máfia japonesa toma conta da Cinemateca Brasileira e do Centro Cultural São Paulo a partir de terça-feira (5), quando começa a mostra O Sangue Quente do Japão: Cinema Japonês Fora da Lei, que contempla 17 longas-metragens produzidos entre 1937 e 1996 naquele país.

Crédito: Divulgação
"O Homem do Riquixá" (foto), do cineasta japonês Hiroshi Inagaki, aborda temas relacionados à violência e à criminalidade no Japão

Conhecidas como "yakuza eiga", gênero que aborda temas e situações violentas e fora da lei, as produções trazem para as telas facções criminosas, gângsteres e máfias japonesas de diferentes épocas, entre as quais a famosa Yakuza.

No repertório estão filmes como "Duelo em Takadanobaba" (1937) e "O Homem do Riquixá" (1943), de Hiroshi Inagaki; "O Dia da Ressurreição" (1980), de Kinji Fukasaku; "Tragédia em Yoshiwara" e "A Lança Ensanguentada", ambos de Tomu Uchida; e mais seis obras de um dos principais realizadores de "yakuza eiga", Tai Kato.

Todos os filmes da retrospectiva serão exibidos em película de 35 mm, trazidos de Tóquio pela Fundação Japão. A entrada é franca.

Veja a programação completa aqui.

Informações sobre eventos gratuitos ou populares podem ser consultadas no site Catraca Livre.

Cinemateca Brasileira - lgo. Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino, zona sul, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3512-6104. Ter. (5) a 21/10. Grátis. Não recomendado para menores de 14 anos.

Centro Cultural São Paulo - r. Vergueiro, 1.000, Liberdade, centro, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3397-4002. Sex. (8) a 21/10. Grátis. Não recomendado para menores de 14 anos.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais