Filme da Mostra faz retrato de John Lennon quando jovem

O filme "O Garoto de Liverpool", que tem última sessão nesta quarta-feira (3), às 21h30, é daqueles em que a adaptação do título para o português deixa a desejar. O nome original "Nowhere Boy", além de fazer referência ao clássico dos Beatles "Nowhere Man", é uma síntese perfeita para o longa e talvez para a vida de um dos maiores astros do rock.

Crédito: Divulgação
"O Garoto de Liverpool" (foto) mostra John Lennon durante a juventude, com azaração das garotas e suas aulas de banjo

A falta de um lugar no mundo levou o jovem John Lennon a inventar seu próprio universo. Ele foi parar no lugar onde vivem os gênios, como seu personagem diz no início do filme, respondendo a um sermão do diretor da escola. Essa briga por território ecoa até os últimos anos de sua vida, quando quase foi expulso dos EUA --vide o documentário "Os EUA x John Lennon" (2006), de David Leaf e John Scheinfeld.

Mas na cinebiografia "O Garoto de Liverpool", da diretora Sam Taylor-Wood, o foco está nos primeiros passos do roqueiro. Com convincente interpretação de Aaron Johnson, o jovem Lennon busca seu espaço entre a criação linha dura da tia Mimi e as loucuras de sua mãe, Julia, que o abandonou aos cinco anos de idade. Em paralelo ao drama psicológico que envolve a disputa do amor de Lennon pelas duas irmãs, Mimi e Julia, o filme acompanha o processo de transformação de um típico garoto desajustado, que adora confusão, sexo, tabaco e Elvis Presley, em artista.

É aí que a história fica mais divertida: nas aulas de banjo com sua mãe, na azaração das garotas, nas imitações de Elvis Presley, no primeiro encontro de John Lennon e Paul McCartney (impagável!) e, finalmente, na formação de sua primeira banda, The Quarrymen.

Só essas cenas já compensam as partes tristes (e às vezes melosas), embaladas por uma trilha sonora que, quando não é rock'n'roll, peca pela pieguice. E não fica bem para um marmanjo chorar no cinema...

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais