Ópera "Don Pasquale", com Orquestra do Theatro São Pedro, é a favorita

Os leitores do Guia elegeram três estreias de óperas entre seus preferidos de 2010. No topo, com 44% dos votos, está a ópera cômica "Don Pasquale", de Gaetano Donizetti com libreto de Giovanni Ruffini, encenada em agosto no Theatro São Pedro.

Em três atos, ela foi a segunda montagem do teatro com orquestra própria e teve, como regente convidado, o maestro Vito Clemente. Entre os tenores reconhecidos internacionalmente, estavam no elenco a soprano Lamosa, no papel de Norina, o tenor Fernando Portari, como Ernesto, e o barítono Saulo Javan, como Don Pasquale.

Crédito: Adriano Escanhuela/Divulgação

Em segundo lugar, com 36% dos votos, ficou a ópera "Tosca", de Puccini, também no Theatro São Pedro, encenada entre abril e maio com a Orquestra Sinfônica da USP (Osusp), sob a regência de Ligia Amadio. Fernando Bicudo assinou a direção cênica do drama sangrento, cujos papéis principais foram defendidos por Ana Paula Brunkow (soprano, no papel-título), Rubens Medina (tenor, Cavaradossi) e Rodrigo Esteves (barítono, Scarpia).

Finalmente, com 4% dos votos, a primeira montagem da recém-formada Cia. Brasileira de Ópera, sob direção do maestro John Neschling, levou o terceiro lugar. Pop, a montagem da famosa "O Barbeiro de Sevilha", apresentada de 27 de outubro a 3 de novembro no teatro Alfa, trouxe a inovação de o elenco contracenar com cenários e personagens desenhados pelo cartunista ítalo-americano Joshua Held. Houve ainda uma sessão especial didática para os pequenos.

Crédito: Editoria de Arte / Folhapress/Editoria de Arte / Folhapress

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais