Nova temporada gratuita de dança do Sesi estréia em julho

A oitava edição do Panorama Sesi de Dança, sob curadoria da coreógrafa e atriz Renata Melo, traz nove coreografias de sete companhias, a São Paulo.

O teatro do Sesi recebe, de 3 a 13 de julho, nomes como Sônia Mota, Marcelo Evelin, Sonia Soares, Cena 11 e J. Garcia. O evento, que é gratuito, também conta com as revelações Lu Brites e Juliana Moraes.

Crédito: Divulgação
Uma das coreografias (foto) do Panorama Sesi de Dança 2008; a temporada segue até 13/7

Confira toda a programação abaixo:

Fábula

Na quinta (3) e sexta (4) de julho, às 20h, o grupo Cena 11 abre a temporada. O espetáculo "Pequenas Frestas de Ficção sobre Realidade Insistente" é uma fábula na qual os dançarinos fazem uma colagem de corpos, imagens, objetos e movimentos para se relacionarem e interagir com o público. A coreografia é de Alejandro Almed que costuma usar a tecnologia como extensão dos corpos dos dançarinos.

Memórias

A Cia. Viga se inspirou na obra da artista plástica inglesa, Sarah Lucas, para compor o seu espetáculo "Um lugar de Sarah ou Qualquer Coisa que a Senhora Quiser". Nela, o corpo funciona como um canalizador de memórias, de experiências vividas. Sônia Lopes assina a coreografia que será apresentada no dia 5 de julho.

Gestos

As duas coreografias "Três Tempos num Quarto sem Lembrança" e "Na Dobra do Tempo" são encenadas no domingo (6) de julho com coordenação das coreógrafas Juliana Moraes e Lavínia Bizzotto.

Em "Três Tempos num Quarto sem Lembranças", o elenco se utiliza de posturas de revistas femininas e filmes pornôs. Já em "Na Dobra do Tempo", há um solo sobre o virtuosismo do prosaico e do simples a partir de poses de espera e gestos inacabados.

Lavanda

Com a concepção e interpretação de Lu Brites, o espetáculo "Lavanda", que será exibido na terça (8) de julho, faz uma analogia entre as fases da vida femininas e a água. A coreografia trata dos sentimentos íntimos de uma mulher contemporânea.

Histórias da ½ Noite e Um conto idiota

J. Garcia e Cia. Dança Contemporânea apresentam na quarta (9), feriado, um espetáculo baseado nas mulheres de alguns contos de Machado de Assis, intitulado "Histórias da ½ Noite". Com 55 minutos de duração e nenhuma palavra, o espetáculo conduz o espectador descobrir novas provocações e fluir por sensações sinuosas.

Já "Um conto idiota", da mesma companhia, inspirado no universo dos palhaços do século 20 e do cinema mudo, sobe ao palco na quinta (10) de julho.

Vi-Vidas

Na sexta (11), o sincronismo de "dança-teatro", "Vi-Vidas", de Sonia Mota, aborda o feminino nas culturas patriarcais. A coreografia analisa os gestos e movimentos de três culturas: a islâmica, a cristã e a sincretista.

Bull Dancing

E o espetáculo "Bull Dancing", que será exibido no fim de semana do dia 12 e 13 de julho, se utiliza da figura folclórica do "Bumba meu Boi". Sob direção de Marcelo Evelin, narra a morte e a ressurreição de um boi, como simbolismo de sentimentos pessoais de violência e fragilidade, de alegrias e esperanças triviais, em um campo de batalha entre o animal e o racional.

Av. Paulista, 1.313, Bela Vista, Centro, São Paulo, SP. tel:0/xx/11/3146-7405. www.sesisp.org.br/centrocultural

Leia mais

Livraria da Folha

Especial

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais