Orquestra de câmara italiana apresenta repertório barroco em SP

A orquestra de câmara italiana Accademia Bizantina, um dos melhores conjuntos do mundo dedicados à interpretação do repertório barroco com instrumentos de época, se apresenta nesta quinta-feira (3), no teatro Arthur Rubinstein, no clube A Hebraica. No repertório obras de cinco mestres da música do século 18: Corelli, Haendel, Geminiani, Vivaldi e Bach.

Crédito: Divulgação
Os 13 membros da italiana Accademia Bizantina interpretam música barroca

A Accademia Bizantina é formada por 13 músicos liderados pelo cravista Ottavio Dantone. A orquestra foi criada na cidade de Ravenna, norte da Itália, em 1983.

Desde o início, a Accademia tem por objetivo apresentar a música barroca tal como soava no tempo de seus criadores, utilizando instrumentos originais e baseando as interpretações em partituras lidas de acordo com os procedimentos técnicos da época em que foram escritas.

Neste único concerto que faz em São Paulo, a Accademia Bizantina selecionou para o programa obras escritas no século 18 por cinco dos mais expressivos compositores do período: o "Concerto Grosso op. 6 nº 1", de Arcangelo Corelli; o "Concerto Grosso op. 6 nº 1", de George Friedrich Haendel; o "Concerto Grosso 'La Follia", de Francesco Geminiani; além do "Concerto para dois violinos BWV 1043", de Johann Sebastian Bach, e as obras "Sinfonia' da ópera 'L'Olimpiade" e dois Concertos para cordas e baixo contínuo (RV 158 e RV 157) de Antonio Vivaldi.

Também participam do espetáculo como destaques, os solistas Stefano Montanari e Fiorenza de Donatis, aos violinos.

O concerto faz parte do evento Concertos Internacionais Hebraica 2008, e terá transmissão simultânea via internet, no endereço: www.hebraica.org.br.

Leia mais

Livraria da Folha

Especial

Endereço: r. Hungria, 1.000, Jardim Europa, oeste, São Paulo, SP. Classificação etária: 9 anos.
As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais