Coreógrafos interagem com obras de arte na base do improviso

O improviso será o fio condutor do evento "Emergência e Dança", que o Itaú Cultural (região central de São Paulo) apresenta a partir desta quinta-feira (21) até 14 de setembro, sempre às 19h30, levando à tona o conceito de emergência.

Crédito: Divulgação
Performance realizada no Itaú Cultural (SP), em obra presente na Bienal de Arte e Tecnologia

Coreógrafos convidados farão performances aleatórias, de forma a interagir com as obras da Bienal Internacional de Arte e Tecnologia "Emoção Art.ficial 4.0 - Emergência!", em exposição no instituto.

Durante o evento, a coreógrafa Lali Krotoszynski fará o lançamento do site Bodyweave, no qual internautas poderão criar arquivos com seleções de movimentos e sons para desencadear performances virtuais.

O termo "emergência" assemelha-se ao da "improvisação" na dança, e, por isso, artistas que realizam trabalhos nessa linha foram convidados para participar de um "desafio" sugerido pelo Núcleo de Artes Cênicas do Itaú Cultural. O objetivo é provocar resultados imprevisíveis ao quebrar comportamentos e padrões em cena.

O Projeto DR, que se apresenta nos dias 21, 22, 28 e 29 de agosto, dará continuidade em cena ao trabalho de ensaios-performances que já vem realizando em espaços públicos abertos, para questionar o que é processo e o que é produto na dança.

Crédito: Divulgação
Interação artista e obra compõe a base do evento Emergência e Dança, no Itaú Cultural

Laura Bruno, Mara Guerrero, Sheila Arêas e Tarina Quelho, integrantes do coletivo, terão de lidar com a interferência surpresa de um artista convidado a cada noite. Serão eles, respectivamente, a diretora e atriz de teatro Georgette Fadel, o ator e palhaço Paulo Federal, o criador e produtor em dança Cristian Duarte, e o diretor e coreógrafo Alejandro Ahmed.

Nos dias 23 e 29 de agosto, será a vez do Núcleo de Improvisação. Na performance "Outras Emergências", que tem direção geral de Zélia Monteiro, artistas farão uma interação aberta com as obras "The Bacterial Orchestra", dos suecos Olle Cornéer e Martin Lübcke, e "Canções Submersas", da brasileira Vivian Caccuri, entre outras.

No dia 13 de setembro, os DJs Ricardo Carioba e Carlos Issa farão uma "jam session" a partir dos temas sugeridos por meio da manipulação do site.

Veja a programação completa no site www.itaucultural.org.br.

Leia mais

Livraria da Folha

Especial

Endereço: av. Paulista, 149, Bela Vista, região central, São Paulo, SP. Classificação etária: livre.
As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais