Série de concertos interpreta famosas trilhas de cinema

Crédito: Divulgação
Pianista Fábio Caramuru (foto) é o diretor musical do projeto Pocket Trilhas, em SP

Uma série de cinco concertos, nos quais serão interpretadas famosas trilhas de cinema, de Hitchcock a Fellini, acontece todas as terças-feiras do mês de setembro, no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), na capital paulista.

O evento faz parte do projeto Pocket Trilhas, idealizado e dirigido pelo pianista e arranjador Fábio Caramuru, composto por cinco concertos que acontecem duas vezes ao dia, às 13h e às 19h30.

Músicas criadas para o cinema por Nino Rota (para filmes de Fellini), Bernard Herrmann (para filmes de Hitchcock) e Richard Rodgers (para musicais da Broadway e filmes de Hollywood) e ainda por compositores populares brasileiros (para filmes da Atlântida Cinematográfica) serão apresentadas por formações de câmara, reunindo 30 músicos e arranjadores.

As trilhas sonoras de cinema serão ouvidas ao vivo, tendo como pano de fundo algumas imagens das produções para as quais foram compostas.

Crédito: Reprodução
Fotograma da famosa sequência da banheira do filme "Psicose", de "Alfred Hitchcock

Cada concerto será realizado duas vezes ao dia (13h e 19h30). A estréia, no dia 2 de setembro, tem como tema a trilha que o músico Bernard Herrmann criou para os filmes de Hitchcock. Entre eles, clássicos como "Psicose", " Um Corpo que Cai", "O Terceiro Tiro", entre outros.

No dia 9, às 13 e 19h30, é a vez do concerto homenagear o compositor Nino Rota, que criou a trilha sonora de Filmes de Federico Fellini.

As canções serão apresentadas por um octeto instrumental, com destaque para o acordeonista Toninho Ferragutti, e ilustradas por cenas de clássicos como "Oito e Meio", "Roma", "A Doce Vida", "Amarcord" e 'Noites de Cabíria".

Brasil

Crédito: Divulgação
A atriz Julie Andrews durante o filme "A Noviça Rebelde"; trilha composta por Richard Rodgers

Nos dias 16 e 23, o tema é composto por trilhas da Atlântida Cinematográfica, ícone no cinema nacional nos anos 40 e 50.

Acompanhadas por octeto liderado pelo pianista e arranjador Marco Antonio Bernardo, as cantoras Maria Alcina e Vânia Bastos passeiam por clássicos da música brasileira lançados nos anos 40 e 50 nas "chanchadas", entre eles, "Atire a Primeira Pedra", "Beijinho Doce", entre outros.

No dia 30 de setembro, a trilha homenageada é a de Richard Rodgers, que escreveu centenas de músicas lançadas na Broadway e em filmes de Hollywood, como a "A Noviça Rebelde".

Centro Cultural Banco do Brasil - r. Álvares Penteado, 112, Centro, São Paulo, SP, tel.:0/xx/11/3113-3651. Ter.: 13h e 19h30. 125 lugares. Livre. Ingr.:R$ 3 a R$ 6. Clientes do Banco do Brasil pagam meia-entrada c/ apresentação do cartão do banco. Ingr. por telefone e internet: tel.:0/xx/11/2163-2000. www.ingressorapido.com.br.

Leia mais

Especial

Livraria da Folha

As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais