Dança questiona condição do corpo humano na atualidade

O espetáculo de dança "Um Corpo que Não Aguenta Mais", concebido e dirigido pela bailarina Marta Soares, reestréia em São Paulo nesta quinta-feira (13), às 21 horas, no Viga Espaço Cênico, e permanece em temporada até o dia 21 de dezembro.

Crédito: Divulgação

A montagem questiona a condição do corpo na atualidade. Para isso, Marta, conhecida por seus trabalhos solos, une-se a quatro outros bailarinos --Carolina Callegaro, Clara Gouvêa, Eros Valério e Manuel Fabrício-- e se inspira na filosofia contida nas obras dos franceses Roland Barthes e David Lapoujade para refazer o corpo a partir de uma nova consciência.

Em uma sala com chão e pilares cobertos de carpete, os cinco bailarinos se movimentam e se enrolam sobre o carpete amarronzado, convidando o público a refletir sobre a condição do corpo, sua relação com as várias formas de poder que o circunda e sobre quais seriam as possíveis formas de resistência a esses poderes.

Na sonoplastia, o público irá ouvir sons distorcidos produzidos pelo contato dos corpos dos bailarinos com objetos em cena, e sons incidentais produzidos por Lívio Tragtenberg. A estilista Karla Girotto assina os figurinos e o desenho cenográfico do espetáculo.

Histórico

Soares é criadora e intérprete de três solos ganhadores de prêmios APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte)-- "O Homem de Jasmin", "O Banho" (2004) e "Les Poupées" (1997). O espetáculo "Um Corpo que Não Aguenta Mais" se destacou na programação da Mostra Sesc de Artes, de novembro e dezembro de 2007.

Informe-se sobre o evento

Leia mais

Especial

Livraria da Folha

As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais