Borboletário na zona sul de SP ensina sobre o ciclo de vida das borboletas

Você já viu de perto como nasce uma borboleta —observando o ovo, a lagarta, a pupa e até o momento em que ela cria asas e pode voar?

Desde o começo de março, os pequenos e seus pais podem viver essa experiência no Borboletário Águias da Serra.

Localizado dentro do acampamento homônimo, na zona sul, o espaço funciona como um zoológico de borboletas, reunindo, atualmente, 11 espécies e 2.000 exemplares.


O projeto prevê 27 tipos de borboletas até a primavera. "Produzimos de cem a 300 por dia", explica Miguel Naghirniac, diretor e proprietário do local.

Essa produção ocorre dentro de um laboratório, onde técnicos cuidam de tudo —desde separar os ovinhos até zelar pelo nascimento da lagarta, para que ela se alimente e vire a esperada borboleta. E as crianças podem acompanhar tudo, já que a visita é monitorada— e os mais curiosos podem pegar as lagartas e as borboletas que, recém-nascidas, ainda não sabem voar.

"O legal é que conhecer de perto muda o olhar. A criança entende que a lagarta não vai fazer mal", complementa o diretor.

O ingresso inclui ainda visitas à fazendinha e ao parquinho do acampamento.

Acampamento Águias da Serra - estr. da Ponte Alta, 4.300, acesso p/ autódromo de Interlagos, km 30, Marsilac, região sul, tel. 5660-6102. 3.000 pessoas. Sáb. e dom.: 10h às 15h. Evento permanente. Livre. Ingr.: R$ 38 (crianças de 5 a 9 e maiores de 60 anos: R$ 25; grátis p/ menores de 4 anos). Estac. grátis.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais