Índios do Xingu mostram cantos, danças e pinturas em parque cultural

Pelo 12º ano, um grupo de índios da etnia kuikuro, que vive no parque nacional indígena do Xingu, no Mato Grosso (MT), passa algumas semanas na Toca da Raposa (espécie de parque destinado a projetos culturais) para apresentar um pouco da sua cultura aos visitantes do espaço.

Crédito: Divulgação
Toca da Raposa recebe neste mês grupo de índios da etnia kuikuro, que vive no Xingu

Neste ano, o grupo permanece na aldeia cenográfica da Toca da Raposa até o dia 17 deste mês e, em seguida, retornam ao Xingu. O público geral pode conhecer o parque aos sábados e domingos, e escolas e grupos podem agendar visitas nos dias de semana.

São aproximadamente 50 índios, entre homens, mulheres e crianças, que mostram seus costumes por meio de cantos, danças, rituais, pinturas corporais, utilização do arco e flecha e culinária, além do artesanato.

A novidades desta edição do evento é o Museu do Índio, espaço que expõe uma série de objetos, como utensílios de cozinha e adornos, reunidos ao longo dos anos de projeto.

Durante a visita, não é permitido filmar, apenas fotografar. As peças de artesanato (colares de caramujo, redes de buriti, esteiras, bancos, cerâmicas, brinquedos e outros) vendidas pelos kuikuros só podem ser adquiridas com dinheiro.

Atrações

A Toca da Raposa tem 80 mil m² e conta com um criadouro de animais silvestres autorizado pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Entre eles, estão araras, jabutis, macacos, papagaios, raposas, tucanos e outros.

Os visitantes ainda podem participar de atividades monitoradas, como uma trilha ecológica em um fragmento de Mata Atlântica, e desfrutar de outras atrações, como playground, cama elástica, parede de escalada e escorregador de farinha.

Informe-se sobre o evento

Leia mais matérias da editoria de Criança

Especial

Livraria

Endereço: Rod. Regis Bittencourt, km 323, São Lourenço da Serra, SP. Classificação etária: livre.
As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais