Museu de Arte da USP abre as portas com 10 mil obras

Sai a burocracia do trânsito paulistano e entra um acervo de 10 mil obras --considerado uma das coleções de arte moderna mais importantes da América do Sul.

Crédito: Daigo Oliva/Folhapress
"O Tridimensional do Acervo do MAC: Uma Antologia" será inaugruado neste domingo (29), no prédio que ocupava o Detran

Neste sábado (28), será inaugurado oficialmente o Museu de Arte Contemporânea da USP no espaço ocupado pelo antigo prédio do Detran, próximo ao parque Ibirapuera.

A abertura será marcada também com a mostra "O Tridimensional no Acervo do MAC: uma Antologia", em exibição ao público a partir de domingo (29).

São 17 esculturas da coleção, de artistas nacionais e internacionais, como Maria Martins, Cildo Meireles, Henry Moore e Franz Weissmann, que vão ocupar apenas o térreo do edifício de seis andares.

Com curadoria de Tadeu Chiarelli, diretor da instituição, a exposição "serve como uma introdução aos grandes debates que definem a arte contemporânea", diz. O foco é a decadência do conceito tradicional escultórico.

Mesmo acanhada, a coletiva tem o objetivo de aproximar o público da crise que acomete as artes visuais, sobretudo a partir do final da Segunda Guerra Mundial.

Vêm complementar o calendário da nova sede as individuais de três artistas: Rafael França, Julio Plaza e León Ferrari, programadas para maio deste ano.

Embora o MAC não reinaugure com uma "mostra-espetáculo", ele permite que o espectador absorva o conceito do museu universitário, cujas exposições são resultados de pesquisas e de estudos. A ideia, segundo Chiarelli, é mostrar como as próximas exibições, que acontecerão paulatinamente, dialogam entre si.

A mostra é gratuita.

Acesse o site Catraca Livre para saber informações sobre eventos gratuitos ou populares.

"O Tridimensional no Acervo do MAC: Uma Antologia" - av. Pedro Álvares Cabral, 1.301, parque Ibirapuera, zona sul, São Paulo, SP. tel. 5573-9932. Ter. a dom.: 10h às 18h. Abertura em 29/1. Acervo por tempo indeterminado. Livre. Estac. grátis. Reserva p/ visita monitorada p/ tel. 5573-5255.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais