Mais de 100 obras do polêmico escultor Antony Gormley estão em SP

"Corpos Presentes - Still Beings", em cartaz no CCBB (centro de São Paulo), reúne mais de cem obras do polêmico artista inglês Antony Gormley, a partir de sábado (dia 12).

Confira abaixo os destaques indicados pelo curador Marcello Dantas.


Event Horizon
A imagem, clicada em Nova York em 2010, dá ideia de como essa instalação será reproduzida em São Paulo. Depois de passarem por Londres (2007) e Nova York, as 31 esculturas irão ocupar o centro da cidade.

Amazonian Field
A obra é composta por 24 mil figuras de barro, produzidas em Porto Velho (RO) com a ajuda da população local. Gormley estabeleceu uma única regra: as figuras precisavam ter olhos e olhar para cima.

Breathing Room
Interagir com a instalação (feita de luz) é como entrar em um campo imaginário, onde o espaço é definido pelas linhas azuis e cuja a tonalidade revela a silhueta dos corpos no ambiente de uma forma irreconhecível.

Crédito: Divulgação Escultura "Critical Mass", de Antony Gormley
Escultura "Critical Mass", de Antony Gormley

Critical Mass
Maior trabalho da mostra, conta com 40 toneladas de esculturas suspensas no teto da rotunda do CCBB e empilhadas no piso da instituição. Simboliza a obsessão do artista com a figura humana.

Event Horizon
Outra imagem de instalação feita nas ruas de Nova York. Essas esculturas, que apresentam uma nova maneira de entender o espaço urbano, poderão ser vistas no vale do Anhangabaú, a partir de sábado (12).


O curadora da mostra, Marcello Dantas, explica abaixo a importância da obra de Antony Gormley:

-- Poucos trabalharam a relação do homem com o espaço como Gormley;

-- Transformou em algo perceptível a relação entre o corpo e o espaço;

-- Seus trabalhos não são sobre coisas, mas sobre situações;

-- Tenciona sua obra entre o vazio e o pleno, entre o espaço interior e o espaço comum -algo ambicioso e raro no mundo da arte. Seguindo esse pensamento, sua obra é obsessiva há mais de 30 anos;

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais