Domingo é dia de exposição; conheça as dez melhores em cartaz

Tire o domingo para ver uma ou até várias exposições. As opções são ótimas. O Guia indica um roteiro com as dez melhores em cartaz em São Paulo:

Beuys e Bem Além - Ensinar Como Arte
A carreira do alemão Joseph Beuys (1921-1986) como professor é o foco da mostra, que conta com obras em papel de alguns de seus mais famosos ex-alunos, como Blinky Palermo e Norbert Tadeusz. A exposição faz um paralelo com o artista e professor brasileiro Nelson Leirner, trazendo também obras de ex-alunos do paulistano.
Informe-se sobre a exposição

Chaplin e Sua Imagem
Charlie Chaplin (1889-1977), um dos maiores nomes da história do cinema, ganha exposição com fotografias de arquivos (profissionais e pessoais) e trechos de filmes, como um making of de "O Grande Ditador", além de cenas caseiras do ator e diretor com os filhos.
Informe-se sobre a exposição

Crédito: Divulgação Artista alemão Joseph Beuys é tema da exposição "Beuys e Bem Além - Ensinar Como Arte", no Tomie Ohtake

Extremos
Mais de cem fotografias da coleção da Maison Européenne de la Photographie, de Paris, compõem a exposição, que tem curadoria do brasileiro Milton Guran e do francês Jean-Luc Monterosso. Nomes de prestígio como Henri-Cartier Bresson, Robert Mapplethorpe e Sebastião Salgado têm trabalhos expostos. Integram a exposição imagens simbólicas do século 20, como cogumelo nuclear de Hiroshima, o homem pisando na Lua e um registro de uma bicicleta do Pelé, no Maracanã lotado.
Informe-se sobre a exposição

As Aventuras da Linha
Mais de cem desenhos compõem a exposição de Saul Steinberg (1914-1999), artista notório pela sua colaboração com a revista americana "New Yorker". As principais atrações são os quatro grandes murais feitos em 1954, para a Trienal de Milão.
Informe-se sobre a exposição

De Dentro e de Fora
Exposição sobre arte urbana, que conta com oito artistas internacionais. Space Invader é o principal nome da mostra, que tem grafites, esculturas e instalações.
Informe-se sobre a exposição

Em Nome dos Artistas
Em comemoração dos seus 60 anos, a Bienal de São Paulo traz à cidade alguns dos maiores nomes da arte contemporânea mundial. São 219 peças da coleção do Museu de Arte Moderna Astrup Fearnley, da Noruega. Entre artistas emergentes e consagrados, destaque para Jeff Koons, Cindy Sherman, Richard Prince, e o inglês Damien Hirst -para quem é dedicado um andar inteiro do pavilhão.
Informe-se sobre a exposição

Crédito: Divulgação Obra da artista Cindy Sherman, em cartaz na exposição "Em Nome dos Artistas", na Bienal até 4 de dezembro

Olhar e Ser Visto
Com 95 obras de Goya, Velázquez, Portinari, Picasso, Renoir, Rembrandt, Van Gogh, Ticiano, Modigliani, Cézanne e Manet, a mostra celebra a arte do retrato e do autorretrato, como uma das temáticas da série Masp 60 anos, que se iniciou há um ano.
Informe-se sobre a exposição

Paradjanov - O Magnífico
A mostra, que faz parte da 35ª Mostra Internacional de Cinema, traz ao MIS cerca de 60 obras do cineasta soviético. Estarão em exposição pinturas, instalações, colagens e desenhos.
Informe-se sobre a exposição

Crédito: Divulgação "Retrato de Suzanne Bloch" (foto), de Picasso, está em exposição em "Olhar e Ser Visto", no Masp

Sigmar Polke - Realismo Capitalista e Outras Histórias Ilustradas
Com 250 obras, a mostra faz uma retrospectiva da produção gráfica de Sigmar Polke (1941-2010), criador do realismo capitalista. Trata-se da primeira exposição internacional do alemão desde sua morte, aos 69 anos. Uma das principais atrações é a série "Day by Day", criada para a Bienal de São Paulo de 1975, quando Polke ganhou o prêmio máximo do evento.
Informe-se sobre a exposição

Videobrasil
A 17ª edição do festival conta com dois eventos. "Panoramas do Sul" traz produções multimídia de 101 artistas, enquanto "Seu Corpo da Obra" apresenta dez instalações do dinamarquês Olafur Eliasson. As atrações, apesar de centradas no Sesc Belenzinho, acontecem também no Sesc Pompeia e na Pinacoteca.
Informe-se sobre a exposição

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais