Centro Cultural expõe mostra de fotografia urbana

A exposição "B.J. Duarte" fica em cartaz até 27 de abril, no piso Flávio de Carvalho do CCSP (Centro Cultural São Paulo), na capital paulista.

Benedito Junqueira Duarte sempre esteve mais associado ao documentário, raramente aparecendo nas publicações sobre a fotografia brasileira. Sua produção foi feita em maior parte para o Departamento de Cultura da Prefeitura do Município do Estado de São Paulo, dirigido por Mário de Andrade, onde ele atuou no período de 1935 a 1964.

A obra do fotógrafo é caracterizada pelo apuro técnico, rigor formal e pelo entendimento da documentação urbana como atividade sistemática. Por isso, suas obras são, hoje, um importante registro das transformações urbanas pelas quais a capital do Estado passou durante todos esses anos.

A mostra apresenta 65 imagens distribuídas em 28 painéis. A divisão é a mesma do livro de Duarte lançado no final de 2007, "B.J. Duarte: Caçador de Imagens".

São registros de atividades culturais e esportivas em diversos parques da cidade e de transformações urbanas de locais conhecidos da capital e de bairros distanciados. Há também retratos de personalidades da época, como os escritores Antonio Alcântara Machado, Monteiro Lobato e Cassiano Ricardo e o cineasta Alberto Cavalcanti.

A exposição foi apresentada anteriormente no final do ano passado na galeria Olido (região central da cidade), por ocasião do lançamento do livro.

"B.J. Duarte"
Centro Cultural São Paulo - ter. a sex.: 10h às 20h. Sáb., dom. e fer.: 10h às 18h. Até 27/4. Grátis. Confira mais informações sobre o local

Leia mais

Especial

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais