Fotografias destacam época de resistência à ditadura brasileira

A partir desta quinta-feira (1º), a Estação Pinacoteca abre ao público a exposição fotográfica "Direito à Memória e à Verdade: a Ditadura no Brasil 1964-1985", em alusão aos 40 anos da revolta estudantil de maio de 1968 e os 60 anos da Declaração dos Direitos do Homem.

Crédito: Arquivo Nacional
Uma das fotos da exposição Direito à Memória e à Verdade - a Ditadura no Brasil: 1964-1985

A mostra marcará também a mudança de nome do espaço expositivo onde funcionavam as celas do antigo Departamento de Ordem Política e Social (Dops), que passará a se chamar Memorial da Resistência (atual Memorial da Liberdade).

A exposição reúne painéis compostos por 110 fotografias, com 1,60 m de altura e uma extensão de 70 metros lineares onde antes funcionaram as celas do Dops. As imagens, publicadas pela imprensa naquele período, marcam desde a deflagração do golpe militar, em 1964, até a retomada da democracia, passando pelas revoltas estudantis e pelas campanhas da anistia e das Diretas Já.

O evento marcará também o lançamento de uma programação de visitas guiadas realizadas uma vez por semana até o final do ano, monitoradas pessoalmente por ex-presos políticos. A programação incluirá palestras, debates e apresentações de vídeo uma vez por mês, aos sábados, no auditório da Estação Pinacoteca.

Paralelamente às atividades que estarão em andamento em 2008, será desenvolvido um novo projeto museológico e museográfico do Memorial da Resistência, substituindo o atual de 2002. A previsão é inaugurar a nova expografia do espaço até o final do ano.

A mostra será montada, até 2010, em Goiânia (GO), Salvador (BA), Campinas (SP), Campo Grande (MS), João Pessoa (PB), São Luís (MA) e Rio Branco (AC).

Direito à Memória e à Verdade - a Ditadura no Brasil: 1964-1985
Ter. a dom.: das 10h às 17h30. Por tempo indeterminado. Grátis.
Confira mais informações sobre o local

Leia mais

Livraria

Especial

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais