Origens de Portugal chegam a São Paulo

Crédito: Divulgação
"Lusa: A Matriz Portuguesa", em cartaz no CCBB, situado no centro da capital paulista

Após receber cerca de 800 mil visitantes no Rio de Janeiro (RJ) e em Brasília (DF), a mostra "Lusa: a Matriz Portuguesa" chega ao CCBB da capital paulista.

A coletiva integra o ciclo de exposições do CCBB sobre a formação étnico-cultural do Brasil, que teve início com "Arte da África", em 2003. "Depois dessa mostra, percebemos que tínhamos a missão de fazer outras duas, contando a história das culturas nativas das Américas [em 'Antes: Histórias da Pré-História' (2004 e 2005)] e dos portugueses", conta Marcelo Dantas, idealizador do projeto.

Com 147 peças de 38 instituições de Portugal, "Lusa..." trata do percurso dos portugueses desde a pré-história até a era dos descobrimentos e comemora os 200 anos da vinda da família real ao Brasil. Os objetos estão distribuídos em salas históricas e temáticas.

Destaques da mostra

Entre as 147 peças de "Lusa: a Matriz Portuguesa", em cartaz no CCBB, 14 fazem parte do tesouro nacional de Portugal e nunca haviam saído do país até então.

É o caso de um guerreiro celta de granito, do período Pré-Histórico, que possui dois metros de altura e pesa uma tonelada.

Há ainda o "Mosaico dos Cavalos", do século 4º d.C., restaurado pela exposição e exibido pela primeira vez desde sua existência.

"Tive que fazer 18 viagens a Portugal em um período de dois anos para conseguir que essas peças saíssem de lá", explica Marcelo Dantas.

R. Álvares Penteado, 112, região central, São Paulo, SP, tel. 0/xx/11/3113-3651, seg. a dom.: 10h às 20h. Até 7/9. Livre. Grátis.

Leia mais

Livraria da Folha

Especial

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais