Desenhos dos mestres espanhóis são destaque de mostra

O MASP (Museu de Arte de São Paulo) ganha sotaque espanhol até o dia 27 de julho com a exposição "Desenhos Espanhóis do Século 20". Nela estão expostos 82 desenhos de alguns dos maiores artistas espanhóis do século 20, entre eles Picasso, Dalí, Chillida, Juan Gris, Tàpies, Torres García, Picabia e Miró.

Crédito: Divulgação
A obra "Mujer con Peineta Menor", de Picabia, é um dos destaques

Sob curadoria de Pedro Benito, da Fundação Mapfre, de Madri, estão em cartaz obras do calibre de "Arlequín y Polichinela", de Picasso, e "Mujer con Peineta Menor", de Picabia, que podem ser contempladas pelos visitantes.

Valorização

Encarado como mero esboço até o século 15, os desenhos eram vistos como um simples procedimento, anterior à pintura, que desaparecia no resultado final. A partir da era moderna, no entanto, eles passaram a ser contemplados como obras acabadas.

E é aí que a Espanha de Francisco Goya (1746-1828) destaca-se no quesito nos últimos cem anos, sendo a pátria de alguns dos maiores gênios da técnica.

Os antecessores da modernidade espanhola --Regoyos, Piñole e Sunyer-- têm a companhia de mestres da vanguarda internacional, como Picasso, Miró, Dalí.

Escultores de renome mundial como Casanovas, Rebull, Ferrant, Julio González e Chillida também estão expostos, ao lado de artistas de outras nacionalidades, mas que viveram e produziram na Espanha, como os uruguaios Torres Garcia e Rafael Barradas.

Na exposição "Desenhos Espanhóis do Século 20", cada desenho é acompanhado de um comentário crítico que resume a trajetória do artista.

Leia mais

Livraria da Folha

Especial

Endereço: av. Paulista, 1.578, Bela Vista, centro, São Paulo, SP. Classificação etária: livre
As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais