Robôs são destaque na 4ª edição da bienal do Itaú

Nesta quarta (2), o Itaú Cultural dá início à sua bienal internacional de arte e tecnologia. Com o tema "Emergência!", a mostra reúne 16 trabalhos de 14 artistas e dois coletivos de diferentes países.

Crédito: Divulgação
Painel "Ultra-Nature", do mexicano Miguel Chevalier, será exposto na estação Paraíso

Desdobramento de "Interface Cibernética", terceira edição realizada em 2006, "Emergência!" reflete sobre o "surgimento de comportamentos nas obras não previstos pelo autor", como explica o coordenador do núcleo de arte e tecnologia do instituto, Marcos Cuzziol. "No fundo, é mais uma limitação humana do que imprevisibilidade", diz.

Entre os destaques, estão robôs antropomórficos, que lêem expressões faciais e res pondem emitindo cores em suas caudas, obra do inglês Ruairi Glynn. Haverá ainda um painel do mexicano Miguel Chevalier, que simula um jardim virtual, na estação de metrô Paraíso.

Do Brasil, participam os artistas Raquel Kogan, Lucas Bambozzi, Vivian Caccuri e Sandro Canavezzi.

Fenômeno de público em edições anteriores, a bienal de arte digital acaba, muitas vezes, perdendo sua função conceitual e artística e se torna um parque de diversão. Sobre isso, Cuzziol pondera: "é de se esperar, pois é um tipo de arte muito recente".

Leia mais

Livraria da Folha

Especial

Endereço: av. Paulista, 149, Bela Vista, central, São Paulo, SP. Classificação etária: livre. Até 14/9
As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais