Exposição desconstrói o escritor Machado de Assis

Como no livro "Memórias Póstumas de Brás Cubas", a célebre frase do preâmbulo recebe os "leitores-visitantes": "a obra em si mesma é tudo: se te agradar, fino leitor, pago-me da tarefa; se te não agradar, pago-te com um piparote, e adeus".

Crédito: Divulgação
Vista da mostra, que abre na próxima terça (15), no Museu da Língua Portuguesa

A obra, no caso, é a mostra "Machado de Assis: "Mas Este Capítulo Não é Sério'", que ocupa o Museu da Língua Portuguesa a partir de terça-feira (15) até 16 de outubro.

Com a intenção de desconstruir certos mitos criados sobre o escritor, a exibição procura aproximar sua vida e seu trabalho do público. "Queríamos mostrar que seus livros não são clássicos inalcançáveis ou apenas leituras pré-vestibular obrigatórias", afirma Vadim Nikitin, que divide a curadoria com Cacá Machado e José Miguel Wisnik.

Com a idéia de fazer o público "entrar em um livro", como define Nikitin, um imenso índice com os "capítulos" da mostra ocupa o princípio de um extenso corredor.

Ao longo dele, encontram-se momentos da vida de Assis, projeções de fotografias do Rio de Janeiro e alusões a seus personagens. Em "Olhos de Ressaca", por exemplo, uma penteadeira traz imagens de detalhes do corpo feminino, referência a Capitu (da obra "Dom Casmurro").

Uma passagem conecta o fim do corredor ao "Irreal Gabinete de Leitura", espaço onde cinco telões exibem anônimos e famosos recitando obras do escritor.

Ao sair da sala e passar por uma cronologia que inicia com a morte de Assis -como no romance Brás Cubas-, o visitante se depara com uma grande biblioteca. "Selecionamos inúmeras edições de diversos títulos do homenageado. Queremos que o público toque, leia e interaja com as obras", explica Cacá Machado.

Estação da Luz - pça. da Luz, s/ n º, Bom Retiro, região central, tel.:0/xx/11/3326-0775. Ter. a dom.: 10h às 17h (c/ permanência até às 18h. Livre. Ingr.: R$ 4 (sáb. grátis). Visita monitorada p/ grupos c/ agendamento (ter. a sex., p/ tel., sáb. e dom., no pátio de entrada).

Leia mais

Livraria da Folha

Especial

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais